Desempregados com mais de 50 anos poderão ter prioridade na tramitação de processos



Trabalhadores com 50 anos ou mais, em situação de desemprego devidamente comprovada, poderão passar a ter prioridade na tramitação de processos e procedimentos judiciais trabalhistas, inclusive na execução de atos e diligências judiciais, desde que requeiram o benefício. É o que está previsto em proposta a ser analisada na quarta-feira (27) pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa

O projeto de lei (PLS 88/08) prevê ainda a continuidade da prioridade, mesmo com a morte do beneficiado, em favor de seus sucessores. A autora da proposta, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), lembra que o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) já assegura prioridade, em qualquer instância, na tramitação de todos os processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.

Para justificar seu projeto, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a parlamentar afirma que a Justiça do Trabalho "deve ser mais sensível ainda às condições sociais dos empregados em litígio com seus empregadores", principalmente aqueles que já chegaram aos 50 anos e estão desempregados, "com dificuldades naturais de recolocação daí recorrentes".

Lúcia Vânia lembra ainda que garante, por meio de seu projeto, a manutenção da prioridade genérica concedida no Estatuto do Idoso aos maiores de 60 anos.

Em relatório favorável ao projeto, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembra que o desempregado involuntário com mais de 50 anos "não tem como suportar, por longo tempo, a demora do desfecho de um processo na Justiça, tendo em vista sua dificuldade natural, decorrente da idade, em encontrar uma nova ocupação para buscar o sustento próprio e de sua família".

Para ela, longe de criar um privilégio, o projeto reflete "a sensibilidade que o legislador deve ter em relação aos trabalhadores, que, por força da idade, estão em condições menos favoráveis que os jovens".



25/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia defende prioridade para processos trabalhistas de desempregados com mais de 50 anos

Deficientes poderão ter prioridade na tramitação de processos

Desempregados com mais de 45 anos poderão ter o direito de sacar recursos do PIS-Pasep

Desempregado com mais de 50 anos poderá ter prioridade em processos trabalhistas

Processos com testemunhas sob proteção passam a ter prioridade na tramitação

Tramitação de processos no Senado poderá ser mais rápida