Desenvolvimento Agrário apresenta políticas de agricultura familiar para missão uruguaia
Uma delegação do Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca do Uruguai chegou ao Brasil na terça-feira (8) para conhecer a política de assistência técnica e extensão rural (Ater) e as ações do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) para fortalecer a agricultura familiar. O grupo fica em Brasília até 11 de fevereiro.
De acordo com a engenheira agrônoma uruguaia Patrícia Acosta, o Brasil teve bastante êxito na agricultura familiar. “Nos interessa a metodologia e o marco conceitual de abordar o desenvolvimento rural como algo integral, que vai além da questão tecnológica. O Brasil conseguiu institucionalizar esse processo com uma política que incluiu os atores protagonistas do desenvolvimento rural”, explica.
Além de fortalecer a relação bilateral Brasil -Uruguai, a missão faz parte do processo de estruturação da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministério de Pecuária, Agricultura e Pesca uruguaio.
Em reunião com os técnicos do País vizinho, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do MDA, Argileu Martins da Silva, apresentou as ações de assistência técnica desenvolvidas no Brasil e a nova Lei de Ater, sancionada em janeiro de 2010. Silva destacou a importância do equilíbrio entre investimento, conhecimento e mercado para que as políticas públicas “cheguem ao campo” e da agricultura familiar para o abastecimento interno e segurança alimentar.
Os técnicos uruguaios também conhecerão outras políticas públicas desenvolvidas pelo MDA, entre elas o Programa Territórios da Cidadania, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Família (Pronaf), o Seguro da Agricultura Familiar (SEAF) e políticas de comercialização como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Na quinta-feira (10), os uruguaios visitarão a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater/DF). Na sexta-feira (11), conhecerão os processos de produção da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) e do Assentamento Fazenda Larga, em Planaltina, ambos no Distrito Federal.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário
25/02/2011 10:32
Artigos Relacionados
Ministério do Desenvolvimento Agrário seleciona empreendimentos para feira da agricultura familiar
Desenvolvimento Agrário apresenta políticas públicas para agricultores familiares da Noruega
Desenvolvimento Agrário lança Plano Safra da Agricultura Familiar em Rondônia
Desenvolvimento Agrário lança projeto de inserção de alimentos da agricultura familiar em SP
Governo apresenta políticas para agricultura familiar em Minas Gerais
Desenvolvimento Agrário e produtores de bananas firmam parceria para incrementar cultivo familiar