Ministério do Desenvolvimento Agrário seleciona empreendimentos para feira da agricultura familiar



A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) divulgou nesta terça-feira (28) duas chamadas públicas para seleção de empreendimentos interessados em participar dos estandes de cachaça e alimentos orgânicos e café, durante a realização do Brasil Rural Contemporâneo - VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (Fenafra).  

O objetivo é selecionar 31 empreendimentos da agricultura familiar. Destes, cinco devem trabalhar com a produção de café orgânico, 16 com alimentos orgânicos diversificados e 15 com produção de cachaça. Os produtos orgânicos devem ser produzidos por agricultores familiares, agroindustrializados e certificados por auditoria, por sistemas participativos de garantia, ou por organização de controle social. 

Os expositores terão a oportunidade de vender seus produtos e realizar negócios com comerciantes, varejistas, proprietários de supermercados, lojas de produtos naturais, restaurantes, hotéis e similares, tanto nos estandes, quanto em rodadas de negócios. 

Os empreendimentos interessados em participar da seleção devem enviar a ficha de seleção totalmente preenchida para os e-mails: [email protected] e [email protected] até 1º de julho.

O Brasil Rural Contemporâneo – Feira Nacional da Agricultura Familiar e da Reforma Agrária é realizado desde 2004. Nos primeiros quatro anos, ela foi promovida em Brasília (DF). Em todas as edições, o objetivo foi a promoção, divulgação e comercialização dos produtos da agricultura familiar e reforma agrária, público beneficiário do MDA. A soma dos visitantes das cinco edições ultrapassou 600 mil pessoas. 

O público expositor é formado por agricultores familiares, pescadores artesanais, mulheres rurais, assentados da reforma agrária e do Crédito Fundiário, extrativistas, aquicultores, quilombolas e indígenas que atendam os requisitos de enquadramento como beneficiários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e que sejam proprietários de empreendimentos agroindustriais e de artesanato rural.

Participam ainda  técnicos do MDA, dos estados e municípios, movimentos sociais, escolas agrotécnicas, universidades, instituições e organizações de ciência e tecnologia, organizações não governamentais, potenciais compradores e consumidores.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



28/06/2011 19:35


Artigos Relacionados


Desenvolvimento Agrário seleciona empreendimentos para feiras internacionais

Ministério abre seleção para atender empreendimentos em gestão da agricultura familiar

Desenvolvimento Agrário apresenta políticas de agricultura familiar para missão uruguaia

Desenvolvimento Agrário lança Plano Safra da Agricultura Familiar em Rondônia

Desenvolvimento Agrário lança projeto de inserção de alimentos da agricultura familiar em SP

MDA prorroga prazo para seleção de empreendimentos coletivos da agricultura familiar