Desenvolvimento Metropolitano assume conselho para diminuir acidentes de trânsito



Com mudança, órgão deve aumentar interlocução das políticas públicas entre Estado e municípios

O Conselho Estadual para a Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transportes (CEDATT), órgão criado em 2004 para reforçar o trabalho de prevenção e diminuição dos acidentes de trânsito urbano e rodoviário, foi transferido nesta quarta, 21, da Secretaria de Logística e Transportes para a de Desenvolvimento Metropolitano.

O governador Geraldo Alckmin elogiou as ações da Secretaria de Logística e Transportes para a redução do número de acidentes e enfatizou que a mudança do CEDATT de pasta tem o objetivo de reforçar a interlocução das políticas públicas entre Estado e municípios. Alckmin destacou ainda que a mortalidade no trânsito tem índices preocupantes. "Das causas externas de mortalidade nos países industrializados, os acidentes de trânsito têm um peso enorme, e isso é algo evitável", afirma.

A medida reforça a natureza integrada do CEDATT, composto por representantes do governo estadual, dos municípios e da sociedade. “As regiões metropolitanas do Estado concentram um grande fluxo, gerando muita demanda de políticas públicas em logística e infraestrutura”, disse o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. Segundo ele, é preciso não só continuar a reduzir o número de acidentes de trânsito como aumentar a articulação entre diversas secretarias do Estado – Saúde, Transportes, Justiça e Desenvolvimento Metropolitano, por exemplo - junto aos municípios para construir novas políticas no setor.

A melhoria da qualidade das rodovias paulistas nos últimos anos foi um fator decisivo para diminuir os acidentes nas estradas, mas não em relação à fatalidade e aos acidentes em áreas urbanas. “O governo investiu 10 bilhões de reais para melhorar cada vez mais as estradas paulistas e hoje, das 20 melhores estradas do Brasil, 19 são de São Paulo. Isso contribuiu para diminuir o número de acidentes, mas a quantidade de vítimas continua alta”, alertou o secretário de transportes, Saulo de Castro Abreu Filho.

Do Portal do Governo do Estado



03/21/2012


Artigos Relacionados


Augusto Botelho pede medidas para diminuir acidentes de trânsito

Investimentos nas estradas ajudam a diminuir acidentes de trânsito

Campanha de trânsito visa diminuir número de acidentes na Páscoa

Para Renan, Sociedade Brasileira de Ortopedia tem papel importante na luta para diminuir acidentes de trânsito

Polícia irá cumprir lei para diminuir mortes no trânsito, diz secretário

Governo do Estado e concessionárias investem para diminuir acidentes nas estradas paulistas