Polícia irá cumprir lei para diminuir mortes no trânsito, diz secretário



O teste do bafômetro e o exame de dosagem alcoólica através da coleta de sangue são, de acordo com o secretário, as primeiras ações a serem adotadas p

Ao falar pela primeira vez sobre a lei 11.705, de embriaguez ao volante, o secretário da Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, afirmou que a nova legislação é “dura, porém importante” para o enfrentamento de uma preocupante realidade.

“Em São Paulo, o número de pessoas mortas em acidentes de trânsito está bem próximo ao número de vítimas de homicídios dolosos. Isso precisa ser combatido e, por isso, a polícia irá cumprir o que manda a legislação”.

Sobre a discussão em torno da constitucionalidade da nova lei, o secretário foi incisivo: “Toda lei se presume constitucional. Se, eventualmente, houver um pronunciamento em contrário do poder judiciário, à polícia caberá acatá-lo. Por ora, cumpre-se a lei”, afirmou.

O teste do bafômetro e o exame de dosagem alcoólica através da coleta de sangue são, de acordo com o secretário, as primeiras ações a serem adotadas pela polícia em relação a uma pessoa detida por suspeita de embriaguez ao volante. Entretanto, explicou Ronaldo Marzagão, “a lei não exclui a possibilidade do chamado corpo de delito indireto, que pode ser solicitado em caso aparente de forte embriaguez. A prova testemunhal ou a pericial – realizada pelo médico – é aceita pela Justiça”, completou.

As declarações de Marzagão foram feitas hoje durante a inauguração do Centro de Comunicação de Emergência (CCE) do 22º BPM/I, em Itapetininga.

Da Secretaria da Segurança Pública

C.M.



07/02/2008


Artigos Relacionados


Gurgacz diz que FPE deve cumprir função constitucional de diminuir desigualdades regionais

Desenvolvimento Metropolitano assume conselho para diminuir acidentes de trânsito

Augusto Botelho pede medidas para diminuir acidentes de trânsito

Uso das cadeirinhas para criança em automóveis reduz em 23% mortes no trânsito

Crianças conscientizam os pais para a redução de mortes no trânsito

Brasil ganha projeto para reduzir lesões e mortes no trânsito