Dez maiores hidrelétricas respondem por 28,9% da capacidade instalada brasileira



As dez maiores usinas hidrelétricas (UHE) do País respondem por 28,9% da capacidade instalada brasileira. Juntas, a potência outorgada chega a 32,9 mil Megawatts (MW), enquanto a capacidade total do País é de 114,07 mil MW, proveniente de hidrelétricas, termelétricas, eólicas, fotovoltaica e maremotriz.

A capacidade total dessas usinas equivale a 42,7% dos 77,3 mil MW da potência de geração apenas hidrelétrica. Os dados foram fazem parte do Banco de Informações da Geração (BIG) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

As usinas de Tucuruí I e II, construídas no rio Tocantins, em Tucuruí, no Pará, lideram o ranking, com 8,37 mil de capacidade instalada total. O segundo lugar é ocupado por Itaipu que, por ser binacional (Brasil e Paraguai), contabiliza 7 mil MW, metade de sua potência total.

A terceira posição é da UHE Ilha Solteira, no Rio Paraná, entre os municípios de Ilha Solteira (SP) e Selvíria (MS), com 3,44 mil MW. A UHE Xingó, construída no Rio São Francisco, entre Piranhas (AL) e Canindé de São Francisco (SE), tem a quarta maior potência, com 3,16 mil MW, seguida da UHE Paulo Afonso IV, também instalada no Rio São Francisco, em Paulo Afonso, na Bahia, com 2,46 mil MW.


Fonte:
Aneel



08/04/2011 17:22


Artigos Relacionados


Térmica Jaraqui (AM) duplicará capacidade instalada

Refinarias da Petrobras operam com 90% de sua capacidade instalada

Índice revela que Indústria reduziu uso da capacidade instalada para se ajustar à queda da demanda

Petrobras é o exemplo da capacidade brasileira, diz Simon

Valadares: Petrobras é prova da capacidade brasileira

Tebet: vitória brasileira demonstra capacidade de superação do país