Dia Mundial de Combate ao Diabetes: veja os perigos da doença silenciosa
Além do histórico familiar, obesidade, maus hábitos alimentares, sedentarismo e tabagismo também são determinantes no aparecimento da doença
Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. A doença silenciosa se caracteriza pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Segundo informações do site da Sociedade Brasileira de Diabetes, a glicose no sangue é usada pelos tecidos como energia.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
A utilização da glicose depende da presença de insulina, uma substância produzida nas células do pâncreas. Quando a glicose não é bem utilizada pelo organismo ela se eleva no sangue, gerando a hiperglicemia.
Médicos alertam que embora idade, histórico familiar e estresse sejam fatores de risco para o desenvolvimento da doença, a obesidade, os maus hábitos alimentares, o sedentarismo e o tabagismo também são determinantes.
Segundo estudos, medidas simples como realizar de cinco a seis refeições equilibradas por dia, podem garantir o funcionamento adequado do metabolismo, a boa digestão, a absorção correta de nutrientes, evitando, assim oscilações da glicose sanguínea causadas pelo jejum prolongado.
Do Portal do Governo do Estado
11/14/2013
Artigos Relacionados
Dia Mundial de Combate ao Diabetes alerta para perigos da doença silenciosa
Fundação do Câncer antecipa campanha mundial de combate à doença
Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes
TIÃO VIANA PEDE COMBATE MAIS EFICIENTE AO DIABETES
No dia de combate à hipertensão, saiba como evitar a doença
Comissão mundial deve considerar risco da doença vaca louca insignificante no Brasil