TIÃO VIANA PEDE COMBATE MAIS EFICIENTE AO DIABETES
- O poder público está agindo de maneira errada. A doença precisa ser combatida, pois a previsão é de que três milhões de pessoas irão desenvolver diabetes no país se não forem adotadas medidas de controle do peso, da pressão arterial e de combate ao sedentarismo - afirmou.
De acordo com Tião Viana, 90% dos casos de diabetes são do tipo dois, que não necessitam de insulina. De cinco a 10% dos casos são do tipo um, que precisam de insulina para controlar a quantidade de açúcar no organismo. Existe ainda, acrescentou, o diabetes gestacional, que ocorre em torno de 2% a 3% das gestações. No Brasil, informou, a prevalência do diabetes na população urbana de 30 a 69 anos é de 7,6%, semelhante à de países desenvolvidos. Mas a metade dos diabéticos brasileiros desconhece o diagnóstico.
A doença ataca igualmente homens e mulheres e aumenta consideravelmente com a idade. Afeta profundamente a saúde física e psíquica do portador, abala suas atividades sociais e no trabalho, além de causar prejuízos financeiros. Segundo o senador, um diabético gasta por mês, no mínimo, R$ 250,00 com medicamentos.
Um dos sintomas mais visíveis, conforme Tião Viana, é a formação de úlceras que não cicatrizam no pé do diabético. O senador ressalvou que apenas o governo do Distrito Federal tem programa de distribuição gratuita de medicamentos para diabéticos. Ele elogiou o serviço médico do Senado, que adotou um programa específico para combater e controlar a doença.
19/11/1999
Agência Senado
Artigos Relacionados
TIÃO VIANA PEDE MAIS VÔOS PARA O ACRE
Tião Viana pede mais ações do governo em favor dos deficientes visuais
Tião Viana pede mais atenção das autoridades para os pacientes renais crônicos
Deputado Augusto Carvalho pede a Tião Viana mais discussão de projeto sobre contribuição sindical
Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre
TIÃO VIANA CRITICA O USO DE DDT NO COMBATE À MALÁRIA