Augusto Botelho alerta para os perigos do diabetes



O senador Augusto Botelho (PDT-RR) pediu ao Ministério da Saúde a ampliação de campanhas destinadas a alertar a população sobre como prevenir e controlar uma doença que já está sendo considerada epidêmica em todo o mundo: o diabetes. Atualmente, segundo informou, o diabetes atinge cerca de 7,6% da população brasileira entre 30 e 69 anos de idade, sendo a quarta principal causa de morte no país.

Para Augusto Botelho, que é médico, o mais grave de tudo isso é que metade das pessoas com diabetes tem a doença e não sabe, já que ela evolui de forma lenta e silenciosa. E alertou que os principais sintomas da doença são sede excessiva, muita fome, cansaço, emagrecimento e excesso de urina. Mas observou que o diabetes tem tratamento e pode ser controlado, desde que o paciente mantenha estabilizado o teor de açúcar no sangue.

Augusto Botelho enalteceu, a propósito, o lançamento da cartilha denominada Proposta Básica para a Assistência ao Diabético no Município, elaborada por associações que atuam na luta contra a doença. A cartilha, informou o senador, aborda tópicos como organizar campanhas de detecção de diabetes e de cadastramento de pacientes; aspectos legislativos e orçamentários e especificações técnicas relativas a medicamentos, reagentes e equipamentos.



25/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Augusto Botelho alerta para perigos na criação de fundo complementar de previdência

Dia Mundial de Combate ao Diabetes alerta para perigos da doença silenciosa

Augusto Botelho alerta para volta da tuberculose

Augusto Botelho alerta para as conseqüências da biopirataria

Augusto Botelho alerta para as dificuldades da falta de crédito

Augusto Botelho alerta para risco de epidemia de dengue em Roraima