Diadema (SP) terá plano de enfrentamento ao crack



O município de Diadema, na Grande São Paulo, apresenta nesta sexta-feira (17), às 16h, o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas a ser implementado na cidade. A cerimônia de lançamento, que será realizada no Teatro Clara Nunes, no Centro Cultural Diadema, contará com a presença da secretária Nacional de Políticas sobre Drogas, Paulina Duarte, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki. 

A estratégia segue os moldes do plano nacional lançado pelo governo federal em maio do ano passado. Estão previstas ações, programas e serviços envolvendo o poder público e a sociedade com os seguintes eixos: prevenção, reinserção social, redução dos danos à saúde, redução da oferta, rede de cuidados e capacitação de profissionais. 

Dois consultórios de rua funcionarão em carros adaptados e levarão equipes até os locais onde se concentram os usuários de crack. Serão feitas abordagens que vão incentivar cuidados com a saúde e a redução de danos consequentes do uso de drogas. Já o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (Caps-AD) terá atendimento 24 horas e a Escola de Redução de Danos capacitará agentes comunitários de saúde.

O processo de construção do plano de Diadema se iniciou em dezembro de 2010 e envolveu as secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Cidadania, Defesa Social, Esporte e Lazer, Cultura, Planejamento, Gestão Pública e Comunicação. Essa integração possibilita mais eficiência na reinserção do dependente, na prevenção do uso e na diminuição da oferta de drogas. 

 

Fonte:
Ministério da Justiça



17/06/2011 14:52


Artigos Relacionados


Anibal Diniz elogia plano de enfrentamento ao 'crack'

Sarney participa de lançamento de plano de enfrentamento ao uso do 'crack'

Saúde presta esclarecimentos sobre plano de enfrentamento ao crack

Programa de enfrentamento ao crack chega à Paraíba

Ministério da Saúde apoia ações de enfrentamento ao crack

Piauí receberá R$ 47,6 milhões para enfrentamento do crack