Diário Oficial publica estatuto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Um decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29) aprova o estatuto social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que será responsável por administrar os recursos financeiros e humanos dos hospitais universitários das instituições federais de ensino superior. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e sediada em Brasília (DF), a Ebserh será uma empresa pública de personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, com capital social inicial de R$ 5 milhões.
Segundo o texto, a Ebserh terá por finalidade a prestação de serviços gratuitos de assistência médico-hospitalar, ambulatorial e de apoio diagnóstico e terapêutico à comunidade, “inseridos integral e exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”. Prestará também serviços de apoio à geração do conhecimento em pesquisas básicas, clínicas e aplicadas nos hospitais universitários federais.
O estatuto prevê, ainda, que a empresa observará as diretrizes e políticas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, além de ser orientada “pelas políticas acadêmicas estabelecidas no âmbito das instituições de ensino com as quais estabelecer contrato de prestação de serviços”.
A Ebserh foi criada pela Lei nº. 12.550, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no último dia 15 de dezembro.
Fonte:
Blog do Planalto
29/12/2011 18:41
Artigos Relacionados
Criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares passa na CAS
Senado aprova criação de Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Sem acordo na comissão, criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vai a Plenário
CE deve votar projeto que cria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Pedido de vistas sobre projeto que cria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares será examinado nesta quarta-feira
Universidade da Bahia faz parceria com empresa de serviços hospitalares