Universidade da Bahia faz parceria com empresa de serviços hospitalares



A Universidade Federal da Bahia (UFBA) fechou acordo na tarde de segunda-feira (2) com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para a parceria na gestão do Hospital Universitário Prof. Edgar Santos e da Maternidade Climério de Oliveira.

Com a parceria, será elaborado plano conjunto de reestruturação das duas unidades, com a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica e para a recomposição do quadro de pessoal.

Um dos principais objetivos da nova gestão é a reativação de leitos que atualmente estão sem uso por falta de pessoal para atendimento à população. Identificada a necessidade de contratação de profissionais, serão realizados concursos públicos.

Para a reitora da UFBA, Dora Leal Rosa, a adesão dos hospitais-escola federais à Ebserh significa a possibilidade real de melhoria nos serviços prestados. “Ao assinarmos o contrato, estamos sinalizando o aumento do quadro de pessoal e do financiamento nas unidades”, afirmou. “Assim, teremos os hospitais funcionando plenamente e eles serão efetivamente unidades de formação de recursos humanos na área de saúde.”

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, o estabelecimento de parcerias com a empresa é fundamental para todo o sistema dos hospitais universitários federais. “A cada contrato firmado conosco, fica fortalecida a decisão que o país tomou de tornar hospitais-escola unidades de referência tanto para a assistência 100% pelo SUS [Sistema Único de Saúde] quanto para a formação dos profissionais de saúde que o Brasil precisa”, disse.

Os hospitais administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades. A prestação de serviços de assistência à saúde fica integralmente no âmbito do SUS.

Empresa pública vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh atua na modernização da gestão das unidades por meio do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

Fonte:
Ministério da Educação



03/12/2013 17:58


Artigos Relacionados


Criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares passa na CAS

Senado aprova criação de Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Diário Oficial publica estatuto da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Sem acordo na comissão, criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vai a Plenário

CE deve votar projeto que cria Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

PGR entra com ação de inconstitucionalidade contra lei que criou empresa de serviços hospitalares