Diário Oficial traz estudo de risco climático para plantio de melancia e mamona
O Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União desta terça-feira (27) os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para cultura de melancia, no Rio Grande do Sul e na Bahia; e para cultura de mamona, no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Sergipe e Alagoas. O texto inclui lista dos municípios mais indicados para cultura e os períodos adequados para plantio.
Nos últimos anos, a produtividade da melancia vem apresentando grande desenvolvimento, principalmente em virtude dos cultivos com uso de irrigação. Os elementos climáticos de maior relevância para cultivo da fruta são temperatura, umidade relativa do ar, ocorrência de chuvas e exposição à luz. Também favorecem o desenvolvimento da cultura e a qualidade dos frutos o clima entre ameno e quente, dias longos e baixa umidade relativa do ar.
O principal produto obtido com a cultura da mamona é o óleo extraído de suas amêndoas. A planta apresenta tolerância à seca, sendo uma boa alternativa de cultivo em diversas regiões do País. A faixa de temperatura para obtenção de produções economicamente viáveis situa-se entre 20ºC a 30ºC, com ótimo retorno em torno de 30ºC. Temperaturas superiores a 40ºC provocam abortamento das flores e redução substancial do teor de óleo das sementes.
Fonte:
Ministério da Agricultura
27/09/2011 17:05
Artigos Relacionados
Estudo de risco climático orienta plantio de três culturas
Estudo de risco climático orienta plantio de cinco culturas no País
Diário Oficial divulga municípios mais indicados para cultivo da mamona
Risco climático ajuda a definir data de plantio de arroz e feijão
Estudo orienta produtores no plantio de coco e mamona
Ministério da Agricultura divulga estudo de risco climático do feijão