Ministério da Agricultura divulga estudo de risco climático do feijão
Nesta quinta-feira (14), o Diário Oficial da União (DOU) publicou estudo de risco climático do feijão feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). De acordo com as portarias, 13 estados - Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Minas Gerais - e o Distrito Federal mostram-se favoráveis para o plantio da primeira safra (2011/2012).
A cultura não tolera temperaturas extremas ou chuvas e é sensível às geadas e ao calor excessivo em qualquer estágio de desenvolvimento. Os maiores prejuízos podem ocorrer durante a reprodução, quando as temperaturas entre 30ºC e 40ºC provocam abortamento de flores e botões florais.
Com relação às chuvas, a escassez prejudica o feijoeiro principalmente nos períodos de florescimento e início de formação das vagens. Já o excesso, durante a colheita, é prejudicial à qualidade dos grãos. Dependendo da duração do período chuvoso, as perdas na produção podem ser totais.
Fonte:
Ministério da Agricultura
14/04/2011 17:00
Artigos Relacionados
Risco climático ajuda a definir data de plantio de arroz e feijão
Estudo de risco climático orienta plantio de três culturas
Estudo de risco climático orienta plantio de cinco culturas no País
Diário Oficial traz estudo de risco climático para plantio de melancia e mamona
Aprovado zoneamento climático para feijão e milho
Ministério da Agricultura orienta plantio de mandioca e feijão