Estudo de risco climático orienta plantio de cinco culturas no País
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou nesta segunda-feira (21) cinco portarias que orientam a melhor forma de cultivar feijão de segunda safra, gergelim, seringueira, abacaxi e cacau. Os estudos de zoneamento agrícola indicam os municípios com as melhores condições climáticas e os períodos mais favoráveis para o plantio dessas culturas.
A publicação recomenda o plantio da segunda safra de feijão no Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, e Tocantins. O feijoeiro comum tem grande importância econômica e social, pois é cultivado por pequenos e grandes produtores em diversificados sistemas de produção. Na última segunda safra do grão, de 2010/2011, o Mato Grosso se destacou colhendo 164 mil toneladas do produto, seguido de Minas Gerais, de onde saíram 117 mil toneladas de feijão.
O gergelim poderá ser plantado no Pará, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco Piauí e Rio Grande do Norte. A oleaginosa é considerada de excelente qualidade, pois as sementes contêm cerca de 50% de óleo que pode ser utilizado no segmento alimentar, químico, farmacêutico e em produtos naturais.
Já a cultura da seringueira, que encontra condições favoráveis de desenvolvimento no sudeste asiático, tem como principais produtores nacionais os estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Tailândia, Indonésia e Malásia respondem por 90% da produção mundial de borracha natural.
Originário do Brasil, o abacaxi é economicamente explorado na maioria dos estados, com importante contribuição na geração de renda e emprego. O fruto é típico das regiões tropicais e subtropicais, mas é sensível à falta de água, especialmente durante o período de crescimento vegetativo, quando são determinados o tamanho e as características da frutificação. O estudo indica os melhores municípios do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte para o cultivo do abacaxi.
Espírito Santo e Minas Gerais são os estados que tiveram a previsão do estudo climático para o plantio do cacau. A planta é perene e é encontrada tanto nas terras baixas, dentro de bosques escuros, como em florestas menos exuberantes e menos úmidas das Américas. O cacaueiro começa a frutificar com cerca de três anos e produz normalmente a partir do oitavo até os trinta anos após o plantio.
Fonte:
Ministério da Agricultura
21/11/2011 17:10
Artigos Relacionados
Estudo de risco climático orienta plantio de três culturas
Estudo orienta plantio de três culturas em 26 estados
Estudo orienta plantio de culturas em Sergipe e Alagoas
Diário Oficial traz estudo de risco climático para plantio de melancia e mamona
Estudo orienta produtores para o plantio de seis culturas em 18 estados
Risco climático ajuda a definir data de plantio de arroz e feijão