Dicas do Procon-SP para hábitos mais saudáveis de consumo



Repensar, reduzir, reutilizar e reciclar são ações que contribuem para o consumo responsável

A Fundação Procon-SP reforça a importância de adotar novos hábitos de consumo e assim amenizar o impacto negativo sobre o planeta. Veja algumas dicas:

ÁGUA
Manter as torneiras sempre fechadas, verificar vazamentos, fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, limitar o tempo nos banhos, deixar a louça de molho na pia, usar a máquina de lavar roupas com capacidade máxima, limpar a calçada com a vassoura.

ENERGIA
Apagar as luzes quando não estiver no ambiente, desligar aparelhos da tomada quando não estão sendo usados, aproveitar a iluminação natural, manter a borracha da geladeira em boas condições, acumular roupas para passar de uma só vez

COLETA SELETIVA DE LIXO
Compre somente o necessário, escolha produtos que tenham embalagens recicláveis, evite produtos descartáveis, separe o lixo reciclável do orgânico.

ALIMENTOS
Planejar as compras e comprar somente o necessário, observar a data de validade dos produtos, cozinhar somente o que vai ser consumido, aproveitar folhas e talos.

EMBALAGENS
Levar bolsas de compras ao supermercado, reaproveitar as sacolas plásticas, prefira produtos com embalagens retornáveis, reutilizar vidros vazios para guardar conservas, reaproveitar embalagens de presente, optar por produtos que utilizem refil.

LIXO ELETRÔNICO
É qualquer eletroeletrônico (televisão, rádio, computador, telefone celular) que não tenha mais serventia. O lixo eletrônico tem muitas substâncias tóxicas, a principal é o chumbo. Quando essas substâncias entram em contato com a chuva vão para o lençol freático, rios e voltam para o ser humano. O chumbo é muito prejudicial para o aparelho respiratório, e existem outras substâncias que são cancerígenas, por exemplo, o mercúrio. Por isso, é essencial descartar o lixo eletrônico em locais especializados.

Do Portal do Governo do Estado

 



06/05/2012


Artigos Relacionados


Manual incentiva turistas a adotar hábitos de consumo saudáveis nas viagens

Cardíacos preferem medicamentos a hábitos saudáveis

Projeto do MEC estimula servidores a adotarem hábitos saudáveis

Planos são incentivados a dar descontos a usuários que tenham hábitos saudáveis

Ação de reeducação alimentar promove hábitos saudáveis nas escolas estaduais

Jayme Campos: Copa do Mundo e Olimpíadas podem incentivar hábitos saudáveis