Dilma chama comunidade mundial para renovar esforço em prol da recuperação do Haiti



A presidenta Dilma Rousseff divulgou nota nesta quarta-feira (12) manifestando determinação para ajudar na reconstrução do Haiti. Há um ano, um terremoto de grau 7 na escala Richter arrasou a cidade de Porto Príncipe, capital do país. 

Na nota, Dilma requisitou ajuda da comunidade internacional em prol da recuperação do Haiti, que ainda vive em situação de extrema gravidade. A presidenta também salientou o trabalho dos soldados brasileiros pertencentes a Missão das Nações Unidas, que colaboraram para estabilização e recuperação da infraestrutura do país.

O texto ainda presta homenagem aos “18 militares brasileiros, à médica e humanista Zilda Arns e ao Representante Adjunto da ONU para o Haiti, Luiz Carlos da Costa, que estavam em missão de solidariedade e lamentavelmente perderam a vida durante o terremoto”.

Leia abaixo a íntegra da mensagem da presidenta Dilma Rousseff:

Mensagem da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião do transcurso de um ano do terremoto no Haiti.

“O terremoto que devastou o Haiti, ceifando centenas de milhares de vidas, completa hoje exatamente um ano. Quero me associar aos que participam, em todo o mundo, de cerimônias rememorativas dessa imensa tragédia que se abateu sobre aquele povo irmão. Esse é um momento de reflexão, de lembrarmos as vítimas, e de conclamarmos a comunidade internacional para um renovado esforço em prol da recuperação do país, que ainda vive uma situação de extrema gravidade.

Quero também enaltecer o trabalho dos nossos soldados que participaram da Missão das Nações Unidas (MINUSTAH), lutando incansavelmente para a estabilização e colaborando para a recuperação da infraestrutura do país. Lembro, e presto uma homenagem aos 18 militares brasileiros, à médica e humanista Zilda Arns e ao Representante Adjunto da ONU para o Haiti, Luiz Carlos da Costa, que estavam em missão de solidariedade e lamentavelmente perderam a vida durante o terremoto.

Reafirmo nossa determinação de ajudar na reconstrução desse país, cujo povo não se rende diante das adversidades e tem dado provas de grande coragem e vontade de viver. O Brasil e a MINUSTAH vão perseverar, pois sabemos que os haitianos não desistirão.


Dilma Rousseff

Presidenta da República Federativa do Brasil”

 

 

Fonte:
Blog do Planalto



12/01/2011 19:59


Artigos Relacionados


ONU apela para que comunidade internacional mantenha apoio ao Haiti

Soldados brasileiros distribuem mantimentos para comunidade do Haiti

Mário Couto pede esforço em prol dos direitos dos aposentados

ONU quer arrecadar US$ 200 milhões para recuperação ambiental do Haiti

Senado aprova R$ 1,4 bilhão para vítimas de enchentes, vacinas e recuperação do Haiti

Crivella chama atenção para crise mundial de habitação