Mário Couto pede esforço em prol dos direitos dos aposentados
O senador Mário Couto (PSDB-PA) lamentou nesta segunda-feira (18) que um projeto de lei de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS) em prol dos aposentados esteja desde novembro aguardando relatório na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE). O PLS 58/03, que resgata o poder aquisitivo dos benefícios dos aposentados, já foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e aguarda o parecer do senador Romero Jucá na CAE.
- Romero Jucá procura fazer e cumprir suas obrigações. Não acredito que ele não vá por esses dias relatar esse projeto - disse Mário Couto.
O senador disse que a situação dos aposentados é crítica, lembrando que o último reajuste, de 3,3%, não foi suficiente para recompor o poder de compra dos benefícios. O parlamentar anunciou que está reunindo o apoio de outros senadores para que o projeto possa ser votado logo.
Mário Couto leu mensagens enviadas a ele por e-mail, a maior parte relatando a situação de idosos que não conseguiram arcar com planos de saúde por causa do baixo valor das aposentadorias, tendo falecido por falta de assistência adequada.
- Isso é uma maldade, uma perversidade. Esqueceram os brasileiros que trabalharam a vida toda pelo país. Dêem cartões corporativos para essa gente que eles saberão gastar. Não vão gastar com farras - ironizou o senador pelo PSDB.
Em aparte, Paulo Paim informou que no dia 26, às 10h, será realizado um debate sobre os problemas dos aposentados durante sessão plenária especial em homenagem aos idosos. Ele espera ver aprovado PLS 58/03 na CAE para que possa passar rapidamente pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e ser apreciado em regime de urgência no Plenário.
18/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mário Couto convoca parlamentares a continuarem movimento em prol dos aposentados
Mário Couto pede compromisso com a causa dos aposentados
Em homenagem ao trabalhador, Mário Couto pede pelos aposentados
Mário Couto pede vigília de aposentados para cobrar promessas do governo
Mário Couto pede à Câmara dos Deputados votação de projeto que beneficia aposentados e pensionistas
Mário Couto defende aposentados