Dilma diz que espionagem teve razão econômica



Em sua conta no Twitter, a presidenta da República, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira (7) que o Ministério de Minas e Energia foi espionado por razões econômicas. Ela afirmou ainda que o Itamaraty vai cobrar explicações do governo canadense.

A reportagem divulgada neste domingo (6) pela TV Globo mostra documentos que apontam que o Ministério foi alvo de espionagem da Agência Canadense de Segurança em Comunicação. A matéria teve como base documentos vazados por Edward Snowden, ex-analista da National Security Agency (NSA), entre eles, uma apresentação da Agência Canadense de Segurança em Comunicação.  

Foi mostrado o funcionamento de um programa de computador que fez um mapeamento das comunicações telefônicas e de computador do Ministério de Minas e Energia com o objetivo de descobrir os contatos realizados com outros órgãos e empresas, tais como a Petrobras e a Eletrobrás.

“A denúncia de que o Ministério de Minas e Energia foi alvo de espionagem confirma as razões econômicas e estratégicas por trás de tais atos. Embora o ministério tenha bom sistema de proteção de dados, determinei ao ministro Lobão rigorosa avaliação e reforço da segurança desses sistemas”, enfatiza a presidenta.

Dilma Rousseff classificou como inadmissível o ato de espionagem e afirmou ser urgente que os Estados Unidos e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas. Ela disse ainda que o Itamaraty vai pedir explicações ao Canadá sobre a denúncia de espionagem.

 “A reportagem aponta para interesses canadenses na área de mineração. O Itamaraty vai exigir explicações do Canadá. É urgente que os EUA e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas. Isso é inadmissível entre países que pretendem ser parceiros. Repudiamos a guerra cibernética”, afirmou a presidenta.

Nota

Nesta segunda-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, divulgou nota em que afirma ter determinado uma rigorosa avaliação e reforço dos sistemas que protegem a rede de computadores e de telefonia do ministério.

Fonte: 
Blog do Planalto



07/10/2013 15:21


Artigos Relacionados


Presidenta Dilma critica ações de espionagem no País

Rollemberg sugere que Dilma cancele visita aos EUA em repúdio à espionagem

Vídeo | Senadores censuram espionagem a Dilma e querem que governo endureça tom contra os EUA

Humberto Costa: Dilma teve posição firme na Assembléia da ONU

Cyro Miranda diz que Dilma e sua equipe econômica são um fracasso

Dilma conversa sobre crise econômica com diretora-gerente do FMI