Dilma diz que vacina contra gripe não dói e reduz casos e óbitos por pneumonia



A presidenta Dilma Rousseff convocou nesta segunda-feira (25) os brasileiros com mais 60 anos, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e a população indígena para se vacinarem contra a gripe, gesto “fundamental, pois impede complicações como a pneumonia”. A presidenta foi vacinada na manhã desta segunda no Palácio do Planalto, em Brasília, e fez questão de dizer que a vacinação não dói e a aplicação é muito rápida.

De acordo com Dilma, cerca de 30 milhões de pessoas serão vacinadas. A presidenta fez um apelo para que os grupos selecionados não deixem de tomar a vacina e compareçam aos postos de saúde.

A campanha contra a gripe será realizada em todo o território nacional até 13 de maio. No próximo sábado (30), acontece o Dia Nacional de Mobilização contra a Gripe, quando todos os postos de saúde estarão abertos para aplicação da vacina. Ao todo, o Ministério da Saúde mobilizou mais 220 mil profissionais, 65 mil postos de saúde e investiu R$ 230 milhões para aquisição de 33 milhões de doses para a campanha de vacinação.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou que a vacina é segura, pois é produzida a partir de vírus desativados. Segundo Padilha, é de extrema importância que a população se dirija aos postos de saúde para reduzir o número do caso de pneumonias e, consequentemente, de óbitos pela doença. De acordo com o ministro, nos últimos 13 anos – desde que o governo começou a oferecer a vacina – houve redução de 60% nas internações por pneumonia.

O ministro lembrou ainda que o Brasil é destaque mundial no quesito vacinação e que 90% das vacinas aplicadas em território nacional são produzidos por laboratórios públicos, como a Fiocruz e o Instituto Butantã. Padilha citou como exemplo a vacina contra rotavírus, criada no Brasil, responsável por uma redução de 22% dos óbitos por diarreia e de 17% nas internações.


Fonte:
Blog do Planalto



25/04/2011 15:33


Artigos Relacionados


Hoje tem vacina contra a gripe no Poupatempo Sé

Governo vacina 300 mil contra a gripe em 3 horas

CAS vai debater uso de vacina homeopática contra gripe suína

Paraná vai receber mais 400 mil doses da vacina contra gripe

Vacina protege contra os três principais vírus da gripe

Mais de 6,4 milhões de pessoas já receberam a vacina contra a gripe