Dilma publica MP que altera regime de contratação de obras



A presidenta Dilma Rousseff sancionou, nesta quinta-feira (26), a Medida Provisória que altera a Lei 12.462, de 2011, que institui o Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Entre as alterações previstas está a inclusão de obras e serviços de engenharia para construção, ampliação e reforma de estabelecimentos penais e unidades de atendimento socioeducativo.

A publicação também altera o artigo 9º da lei que fala sobre os principais itens a serem observados no ato da contratação deste tipo de regime. Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada e cujo objeto envolva, pelo menos, uma das seguintes condições:

  • inovação tecnológica ou técnica;
  • possibilidade de execução com diferentes metodologias;
  • ou possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado.

De acordo com o texto da MP, o valor estimado da contratação será calculado com base nos valores praticados pelo mercado, nos valores pagos pela administração pública em serviços e obras similares ou na avaliação do custo global da obra, aferida mediante orçamento sintético ou metodologia expedita ou paramétrica.

RDC

O RDC foi criado inicialmente para acelerar obras ligadas à Copa e às Olimpíadas, mas acabou sendo ampliado para outras áreas. Aprovado pelo Congresso Nacional em 2011, o regime permite a contratação por inteiro de uma obra, o que reduz prazos.

Saiba mais sobre o Regime Diferenciado de Contratações.

Fonte:

Diário Oficial



26/12/2013 11:16


Artigos Relacionados


MP permite contratação de obras em presídios por regime diferenciado

Aprovado Regime Diferenciado de Contratação para todas as obras do PAC

Ideli defende aprovação de regime diferenciado de contratação para obras do PAC

Infraero publica 1º edital com regime diferenciado de contratação para Copa

CAS VOTA PROJETO QUE LIMITA CONTRATAÇÃO EM REGIME ESPECIAL

CAS VOTA PROJETO QUE LIMITA CONTRATAÇÃO EM REGIME ESPECIAL