Dilma recebe estudantes medalhistas em competição de formação profissional



A presidenta Dilma Rousseff recebeu nesta quarta-feira (7), no Palácio do Planalto, 27 jovens que disputaram, em Londres, na Inglaterra, o WorldSkills 2011, o maior torneio de formação profissional do mundo. O desempenho desses estudantes, que ganharam seis medalhas de ouro, rendeu ao Brasil o segundo lugar na competição, atrás apenas da Coreia do Sul.

Os brasileiros, alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), competiram em 25 ocupações profissionais, como design gráfico, tecnologia da informação, mecatrônica e robótica móvel. As provas exigiam conhecimento prático e teórico de estudantes. No total, 51 países participaram da disputa.

“Além do orgulho de representar o Brasil, temos o sentimento de gratidão por todos os envolvidos com a educação no País. Pretendemos continuar contribuindo com a educação profissional”, declarou o webdesigner Natã Miccael Barbosa, que cria e desenvolve páginas e sistemas para a internet. A presidenta ganhou de presente um agasalho da delegação autografado por todos os competidores.

A presidenta Dilma anunciou que o programa Ciência Sem Fronteiras, que destinará 100 mil bolsas de estudo para estudantes de Ciências Exatas, terá como um dos critérios de seleção o desempenho no WorldSkills. “O Brasil precisa dessa capacidade de inovar. Em todas as áreas, é possível inovar. E é muito importante que tenha jovens com as características de vocês: vencedores que superaram e chegaram a esse nível”, disse a presidenta.

O estudante de engenharia, Christian Alessi, que, ao lado do colega Maicon Pasin, ganhou a medalha de ouro em mecatrônica no WorldSkills, ressaltou a importância da expansão do ensino técnico no País. “O ensino técnico consegue colocar gente na indústria, para trabalhar na área. Com a especialização da faculdade, a gente consegue conciliar a teoria com a parte técnica”, disse.

 

Fonte:
Blog do Planalto



08/12/2011 18:48


Artigos Relacionados


Governador recebe medalhistas paralímpicos

Estudantes brasileiros conquistam cinco medalhas em competição na Grécia

Estudantes do Ciência sem Fronteiras conquistam terceiro lugar em competição nos EUA

Raupp recebe medalhistas da Olimpíada Internacional de Astronomia

Competição de robótica traz 200 projetos de estudantes do Brasil e da América Latina

Brasil receberá competição mundial de estudantes de ensino técnico em 2015