Dilma recebe vencedor do Nobel da Paz por experiência com microcrédito



Prêmio Nobel da Paz por sua contribuição ao combate à pobreza, o economista Muhammad Yunus foi recebido pela presidenta Dilma Rousseff na tarde dessa quarta-feira (25) no Palácio do Planalto. O economista veio ao País partilhar experiência e conhecer a política de transferência de renda e microcrédito do Brasil.

No encontro com a presidenta Dilma, ele colocou à disposição dos brasileiros a metodologia e tecnologia utilizada no programa de microcrédito que ele desenvolveu em Bangladesh, seu país de origem, e defendeu a inclusão digital como uma das alternativas para erradicação da pobreza extrema e promoção de políticas públicas inclusivas.

Yunus foi reconhecido mundialmente por sua experiência com o Grameen Bank, que oferece ativamente microcrédito para milhões de famílias bengalesas.

Ele criou, ainda, o conceito de empresa social, que obtém rendimentos com seus produtos e serviços mas não paga dividendos aos acionistas e não visa o maior lucro possível, como fazem as empresas convencionais.

As empresas sociais dedicam-se à criação de produtos e serviços que beneficiem a população, combatendo problemas sociais como a pobreza e a poluição ou melhorando o sistema de saúde e a educação.


Fonte:
Blog do Planalto



26/05/2011 14:43


Artigos Relacionados


Vencedor do Nobel de Física dará palestra na USP em evento gratuito

Tebet homenageia Nobel da Paz, considerado pai do microcrédito

Nobel da Paz, Muhammad Yunus fala sobre microcrédito no Plenário

Presidenta Dilma cumprimenta ativistas africanas por Nobel da Paz

Senado recebe MP que trata da expansão do microcrédito

Senado recebe dois premiados com o Nobel da Paz