Senado recebe dois premiados com o Nobel da Paz



O Senado Federal recebe nesta semana a visita dos dois últimos agraciados com o Prêmio Nobel da Paz: Rajendra Pachauri, premiado em 2007, juntamente com o ex-vice-presidente americano Al Gore; e Muhammad Yunus, premiado em 2006.

Pachauri será recebido nesta quarta-feira (11) pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, em audiência que integra as comemorações da 3ª Semana do Meio Ambiente. Economista e cientista ambiental, o indiano Pachauri preside, desde 2002, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas. Também é diretor-geral do Instituto de Energia e Recursos, em Nova Delhi, uma instituição dedicada à pesquisa e à promoção do desenvolvimento sustentável.

Já Yunus é o inventor do microcrédito e comparecerá ao Plenário durante a sessão deliberativa ordinária de quinta-feira (12). O microcrédito foi criado por ele na década de 1970 para atender à população pobre, que não tem acesso a outro tipo de crédito. Também formado em Economia em sua terra natal, Bangladesh, com doutorado nos Estados Unidos, Yunus é o fundador do Banco Grameen, que empresta sem a contrapartida de garantias ou outros papéis, e suas principais clientes são mulheres, que representam 97% dos 6,6 milhões de beneficiados. O banco é presidido por Yunus e tem no governo bengalês seu principal acionista. A taxa de recuperação de crédito chega a 99%.



10/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado recebe escoteiros premiados com visita à Antártica

Programa 'Eu quero um samba', da Rádio Senado, recebe fotógrafos premiados

Dilma recebe vencedor do Nobel da Paz por experiência com microcrédito

Pesquisador da Esalq recebe certificado do Nobel da Paz 2007

Brasil recebe o “Nobel” da seguridade pelo Bolsa Família

Sarney recebe Zilda Arns, pela terceira vez indicada ao Nobel da Paz