Tebet homenageia Nobel da Paz, considerado pai do microcrédito
O economista Muhammad Yunus, de Bangladesh, laureado com o Prêmio Nobel da Paz deste ano, foi homenageado pelo senador Ramez Tebet (PMDB-MS) nesta segunda-feira (16). Yunus, conhecido como "banqueiro dos pobres" e considerado o pai do microcrédito, é o fundador do Banco Grameen, instituição que atua em seu país com financiamentos para pessoas de baixa renda, principalmente com o objetivo de fomentar pequenos negócios.
Citando editorial do jornal Folha de S. Paulo, o senador disse que "a poderosa arma de Yunus [o microcrédito] ajuda a incutir o espírito empresarial em larga escala e favorece a criação de emprego e renda; emancipa, enfim, e do modo mais digno que há".
- O Brasil precisa evoluir, e muito, nesse tipo de crédito - declarou Tebet, mencionando o Banco Popular, vinculado ao Banco do Brasil, como exemplo de instituição de microcrédito "que não foi para a frente".
O senador também afirmou que o microcrédito seria diferente de mecanismos como o Bolsa Família, os quais, segundo ele, estariam limitados à transferência de recursos aos mais pobres.
Outro ponto destacado por Tebet foi o fato de que as mulheres são as principais beneficiadas pelo Banco Grameen. Estima-se que 95% dos 6,5 milhões de clientes da instituição sejam do sexo feminino. O parlamentar também lembrou que os financiamentos desse banco, em geral, não são concedidos individualmente, mas para grupos de cinco pessoas, que devem atuar solidariamente tanto para receber os empréstimos como para pagar a dívida.
- Este homem [Yunus] espalhou seu modelo para o mundo - ressaltou o senador.
Tebet apresentou dois requerimentos de voto de louvor: um para a Academia Real de Ciências da Suécia, entidade que concede o Prêmio Nobel, e outro para o próprio Muhammad Yunus. Esses requerimentos receberam o apoio dos senadores Mão Santa (PMDB-PI) e Papaléo Paes (PSDB-AP), que também os subscreveram.16/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Dilma recebe vencedor do Nobel da Paz por experiência com microcrédito
Nobel da Paz, Muhammad Yunus fala sobre microcrédito no Plenário
CE HOMENAGEIA PLÁCIDO DE CASTRO, CONSIDERADO "O ÚLTIMO BANDEIRANTE"
Tebet apóia Nobel da Paz para Pastoral da Criança
Tebet homenageia Embrapa
CAE homenageia Ramez Tebet