Dilma reconhece empenho de homenageados na defesa dos direitos humanos



A presidenta da República, Dilma Rousseff, e a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), entregaram nesta quinta-feira (12), em Brasília (DF), a 19ª edição do Prêmio Direitos Humanos. A solenidade aconteceu durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos. Foram premiadas pessoas físicas e jurídicas que trabalharam em prol dos direitos humanos. Confira a lista dos vencedores.

Dilma parabenizou os 25 premiados e disse que eles são pessoas que decidiram fazer de suas vidas uma trincheira na defesa intransigente dos direitos humanos.  

"As pessoas e as instituições que homenageados se empenham em batalhas contra o preconceito, a violência, a tortura, os abusos de poder a miséria, o abandono, a exploração sexual e o trabalho escravo infantil".

A presidenta assinou também do decreto que institui o Sistema Nacional de Enfrentamento à Tortura. O sistema viabilizará um mecanismo autônomo que, por meio de peritos, terá autorização prévia para entrar em penitenciárias, instalações militares, delegacias, instituições de longa permanência de idosos, instituições de tratamento de doenças psíquicas ou similares.

“Estamos enfrentando a chaga da violência contra jovens, em especial negros e pobres, precisamos enfrentar de frente”, afirmou Dilma. "Eu que experimentei a tortura sei o que ela significa de desrespeito a mais elementar condição de humanidade de uma pessoa. Estamos determinados a mudar este quadro”, completou.



12/12/2013 17:21


Artigos Relacionados


Direitos Humanos e Unicef reúnem-se em defesa dos direitos de crianças e adolescentes

Brasil celebra defesa dos direitos humanos

FALSA DEFESA DE DIREITOS HUMANOS ESTIMULA A VIOLÊNCIA, DIZ ACM

CPI ouve presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos

Ana Rita aponta avanços e desafios na defesa dos direitos humanos

ALCÂNTARA RESSALTA LUTA DO GOVERNO EM DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS