Dilma Rousseff propõe plebiscito para reforma política e 'pacto pelo Brasil'
A realização de um plebiscito sobre a convocação de uma assembleia constituinte exclusiva para a reforma política foi a principal proposta apresentada pela presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento que antecedeu reunião com 27 governadores e 26 prefeitos de capitais. Sem detalhar a proposta, a presidente disse que a reforma deve ampliar a participação popular e a cidadania.
Dilma conclamou a sociedade a firmar “pactos pelo Brasil” em torno de cinco temas: saúde, educação, mobilidade urbana e equilíbrio fiscal, além da reforma política. Ela também defendeu mudanças na legislação para considerar a corrupção como crime hediondo, o que tornaria o delito inafiançável e sem possibilidade de anistia.
A exemplo do que disse na última sexta-feira (21), Dilma frisou que seu governo não vai transigir na manutenção da lei e da ordem, coibindo a ação de vândalos que tentam perturbar o caráter pacifico dos protestos.
A presidente defendeu a aprovação dos projetos de lei, em tramitação na Câmara dos Deputados, que destinam 100% dos royalties do petróleo para investimento em educação, e ainda 50% do Fundo Social do pré-sal para o setor.
Na área da saúde, a presidente voltou a defender a contratação de médicos estrangeiros para atuação em áreas com carência de profissionais. No entanto, apenas “quando não houver disponibilidade de brasileiros”.
- Contrataremos médicos estrangeiros para trabalhar exclusivamente no SUS. Não se trata de medida hostil ou desrespeito com os nossos profissionais, trata-se de ação emergencial e localizada. Sempre oferecemos primeiro aos brasileiros as vagas, só depois chamaremos os estrangeiros - declarou.
Transportes
Estopim da onda de manifestações que mobilizam o país há três semanas, o problema da mobilidade urbana terá, conforme anúncio da presidente, um aporte de mais R$ 50 bilhões para investimentos. Além disso,Dilma anunciou a instalação do Conselho Nacional do Transporte Público, que teria versões municipais.
(Com informações da Agência Brasil)
24/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vídeo | Em encontro com Dilma, líderes da base apoiam plebiscito para reforma política
Dilma propõe pacto global pelo fim do trabalho infantil
Dilma propõe constituinte para reforma política
Suplicy apoia plebiscito proposto por Dilma Rousseff
Ângela Portela parabeniza Dilma Rousseff pelo lançamento do programa Brasil Carinhoso
Ivo Cassol critica proposta de plebiscito para reforma política