Ivo Cassol critica proposta de plebiscito para reforma política
Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (1º), o senador Ivo Cassol (PP-RO) se posicionou contra a proposta de um plebiscito para a reforma política, como proposto pelo governo. Cassol argumentou que, mesmo com a reforma política, mas "continuam os mesmo políticos e os mesmos caciques, com prejuízo para o povo". Em sua opinião, o que seria gasto com o plebiscito poderia ser direcionado para investimentos em saúde e educação.
Cassol também criticou a proposta do sistema de lista fechada, para as eleições, em que o eleitor votaria na lista de um partido e não diretamente em um candidato. Com a lista fechada, argumentou o senador, “quem comanda o partido vai colocar quem ele quer”. Ele ainda condenou o atual sistema de quociente eleitoral, em que um candidato ganha e “carrega outros nas costas”.
O senador disse que na vaga do deputado federal Natan Donadon (RO) – que foi preso pela Polícia Federal e deve ter o mandato cassado na Câmara dos Deputados – deve assumir Amir Lando, que teve 10 mil votos, “enquanto outros candidatos com cerca de 30 mil ficaram de fora”.
Para Cassol, o plebiscito seria mais indicado para consultar a população sobre uma possível redução da maioridade penal. Ele disse acreditar que o cidadão apoiaria uma possível redução, como “esperança para as famílias que já sofreram nas mãos dos menores”. Cassol ainda manifestou apoio às manifestações populares, mas condenou os atos de violência.
Seleção
O senador também destacou a vitória da Seleção Brasileira de futebol que, no domingo (30), conquistou a Copa das Confederações ao vencer a Espanha por 3 a 0, em jogo no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Cassol elogiou a atuação do técnico Luiz Felipe Scolari, a quem classificou como “astuto e inteligente”. Ele lembrou a “fúria espanhola” - a Seleção da Espenha - era a favorita, mas os brasileiros souberam “domar essa fera”.
- Essa vitória veio resgatar o prestígio do futebol brasileiro – afirmou o senador.
01/07/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Cícero Lucena critica proposta de plebiscito para discutir reforma política
Povo quer 'reforma dos políticos' e não reforma política, diz Ivo Cassol
Almeida Lima critica proposta para realização de plebiscito sem autorização do Congresso Nacional
Vídeo | Dornelles e Alvaro Dias criticam plebiscito para a reforma política
Cristovam alerta para possibilidade de manipulação de plebiscito sobre reforma política
Cristovam alerta para risco de 'manipulação' em plebiscito sobre reforma política