Dilma Rousseff se despede de José Alencar no Palácio da Liberdade



A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já deixaram o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo de Minas Gerais, onde prestaram, nesta quinta-feira (31), as últimas homenagens ao ex-vice-presidente José Alencar. O corpo de José Alencar foi velado pela manhã em velório aberto à visitação pública.

Assim como no velório realizado nessa quarta-feira (30) em Brasília, no Palácio do Planalto, muitos políticos, religiosos, jornalistas e autoridades visitaram o salão principal do palácio mineiro, onde estava o corpo de Alencar. Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas acompanharam a cerimônia de homenagem ao ex-vice-presidente.

Nesta tarde, o corpo de José Alencar será cremado em cerimônia íntima, no Cemitério Renascer, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.


Luta contra o câncer

José Alencar morreu às 14h41 da última terça-feira (29), aos 79 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. De acordo com nota oficial da instituição, Alencar morreu em decorrência de falência de múltiplos órgãos. Ele lutava contra o câncer desde 1997 e, ao todo, foi submetido a 17 cirurgias.

Ele foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na última segunda-feira (28), com um quadro de suboclusão intestinal e sentindo fortes dores. Ele havia recebido alta em 15 de março, após uma internação de mais de um mês devido a uma peritonite.

O ex-vice-presidente José Alencar Gomes da Silva nasceu no vilarejo de Itamuri, no município de Muriaé, na Zona da Mata de Minas Gerais, em 17 de outubro de 1931.

Em 2003, foi eleito vice-presidente na chapa do ex-presidente Lula e, em 2006, foi reeleito para o cargo. No governo, Alencar acumulou a Vice-Presidência com o cargo de ministro da Defesa, de 2004 até março de 2006, quando se licenciou do ministério para concorrer novamente às eleições presidenciais.


Fonte:
Agência Brasil
Blog do Planalto



31/03/2011 17:19


Artigos Relacionados


Dilma Rousseff e Lula deverão estar na cerimônia de cremação de José Alencar

José Alencar despede-se do Senado

José Alencar e a liberdade de imprensa

Populares se despedem de José Alencar no Palácio do Planalto

Corpo de José Alencar chega ao Palácio do Planalto

José Alencar é velado no Salão Nobre do Palácio do Planalto