Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz recebeu 49 inscrições



A Secretaria da Mesa do Senado Federal recebeu 49 inscrições de candidatas ao Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, concedido anualmente a cinco mulheres que tenham se distinguido na luta pela conquista de direitos da mulher. A informação foi dada pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), que preside o conselho responsável pela escolha das candidatas, em entrevista à Agência Senado.

Até o dia 1º de novembro, data de encerramento das inscrições, a Mesa havia recebido 30 indicações; outras 19 chegaram após o prazo, mas foram incorporadas ao processo. O diploma é entregue em sessão do Senado, no mês de março, em data próxima ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 daquele mês.

Em janeiro, o Conselho Diploma Prêmio Mulher-Cidadã Bertha Lutz, composto por sete senadores e igual número de suplentes, além da presidente, vai reunir-se para selecionar aquelas que simbolicamente representarão as demais mulheres merecedoras do diploma. Muitas delas, segundo Serys, vivem na periferia e "em suas atividades cotidianas superam as adversidades para sustentar seus lares, sem a ajuda do Estado ou de um companheiro".

Em 2005, receberam o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz Elizabeth Altino Teixeira, sobrevivente das Ligas Camponesas na Paraíba; Geraldina Pereira de Oliveira, trabalhadora rural; Rosmary Corrêa, advogada e deputada estadual de São Paulo; Jupyra Barbosa Ghedini, funcionária pública federal; e Yawanawa Raimunda Putani, pajé indígena.

Bertha Lutz

Bertha Maria Júlia Lutz tornou-se símbolo da luta pelos direitos da mulher, tendo perseguido com particular afinco seu direito de votar e ser votada. Foi responsável pela criação da Liga para a Emancipação Intelectual da Mulher, em 1919, mais tarde transformada na Federação Brasileira para o Progresso Feminino. Em 1922, é eleita vice-presidente da Sociedade Pan-americana da Liga das Mulheres Eleitoras, mas somente em 1936 elege-se deputada federal, após Getúlio Vargas instituir o voto feminino por decreto em 1932.



17/11/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Inscrições para Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz podem ser feitas até 1º de novembro

Senado abre inscrições para o prêmio Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2009

Senado prorroga prazo para inscrições de candidatas ao Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz

Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz dá visibilidade à luta contra discriminações à mulher, diz Serys

Premiadas com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz em 2009

As agraciadas deste ano com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz