Diretor da Nasa visita Inpe e assina acordo de cooperação com o Brasil
O diretor da Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica (Nasa, sigla em inglês de National Aeronautics and Space Administration), o astronauta Charles Bolden, estará nesta quinta-feira (27) no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP). Na oportunidade, será assinado acordo de cooperação do programa GPM (Medidas Globais de Precipitação), uma iniciativa da agência espacial americana para o estudo em escala global das chuvas a partir de dados obtidos por satélites.
O acordo abrirá várias possibilidades para a participação brasileira no programa GPM, que deverá produzir dados relevantes para a previsão e o monitoramento de mudanças climatológicas e meteorológicas. Entre elas, atividades que vão desde a realização conjunta de pesquisas e estudos, validação e calibração de dados do programa, até a realização de missão de satélite para compor a constelação GPM.
Além do acordo sobre o GPM, será assinado outro termo de cooperação, sobre Ozônio, visando o estudo da concentração de vários componentes da atmosfera e compreensão da camada de ozônio da Terra. Ambos os acordos serão ratificados pela Nasa e Agência Espacial Brasileira (AEB).
Também será abordada a proposta do Inpe para o desenvolvimento em cooperação com o JPL (Jet Propulsion Lab), da Nasa, de um satélite inovador de alta resolução espectral para estudo das propriedades biogeoquímicas da cobertura do solo, algo essencial na avaliação do impacto nos ecossistemas da ação do homem, das queimadas e dos desmatamentos. A pauta da reunião inclui, ainda, possíveis parcerias nas áreas de clima espacial, rastreio de satélites e testes ambientais de equipamentos espaciais.
Após reunião com dirigentes do Inpe, a comitiva da agência espacial americana conhecerá as instalações do Laboratório de Integração e Testes (LIT), onde recentemente foram realizados os ensaios do SAC-D/Aquarius, satélite argentino que leva a bordo equipamento desenvolvido pela Nasa.
A visita de Charles Bolden ao Inpe também será marcada pelo encontro com estudantes das redes pública e privada da região. A história da exploração do Espaço e a carreira do atual diretor da Nasa como astronauta e piloto de ônibus espacial deve inspirar o grupo de crianças e adolescentes, como os alunos de uma escola municipal de Ubatuba que, com o apoio dos engenheiros do Inpe, em breve irão lançar um pequeno satélite. A palestra, marcada para meio-dia, será transmitida ao vivo pela Internet.
Esta é a primeira vez de Charles Bolden no Brasil. Sua vinda é um desdobramento da visita do presidente Barack Obama, ocorrida em março, para identificar parcerias entre Estados Unidos e Brasil na área espacial.
Para conhecer a história de Charles Bolden, major-general que assumiu o posto de 12º diretor da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (Nasa) em 17 de julho de 2009, entre no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Fonte:
Inpe
25/10/2011 17:56
Artigos Relacionados
Brasil assina acordo de cooperação técnica com OISS
Satélite na Nasa testado no Inpe inicia operações em órbita
Senado assina acordo de cooperação com o TCU
Petrobras assina acordo de cooperação com a China
Senado assina acordo de cooperação com o TJRN
Alckmin assina ampliação de acordo de cooperação da cultura