Diretora de movimento contra a corrupção elogia projeto que facilita iniciativa popular



A diretora do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, disse nesta segunda-feira (11) que será um grande avanço a aprovação da proposta que abre a possibilidade de os projetos de lei de iniciativa popular contarem com a adesão dos eleitores por meio de assinatura eletrônica - e não necessariamente a caneta.

VEJA MAIS

O Projeto de Lei do Senado (PLS) 129/2010, da ex-senadora Serys Slhessarenko, está na pauta desta quarta-feira (13) da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT). O voto do relator na CCT, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), é pela aprovação do projeto, que ainda passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) em caráter terminativo. Se aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados.

A Constituição Federal estabelece como exigência à apresentação dos projetos de iniciativa popular o apoio de, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional (cerca de 1,36 milhão), distribuído por ao menos cinco estados e com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles. Como as assinaturas, acompanhadas de dados de identificação, têm de ser registradas fisicamente, a caneta, a busca de apoios é uma tarefa árdua e desestimulante.

- Essa proposta vai aproximar a sociedade do Parlamento e até incentivar a apresentação de mais iniciativas populares de lei – avaliou Jovita, depois de reunião da Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa na qual foi debatido o e-cidadania, portal criado pelo Senado para facilitar ao cidadão participar do processo de elaboração de leis e fiscalizar a atuação parlamentar e o gasto público.

Jovita integra uma das instituições responsáveis pela elaboração e coleta de assinaturas ao projeto de Lei da
Ficha Limpa, entregue ao Congresso em 2009 e aprovado em 2010. Agora, os condenados em segunda instância, por meio de decisões colegiadas, estão proibidos de se candidatarem.



11/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada na CCJ proposta que facilita apresentação de projeto de iniciativa popular

Projeto Ficha Limpa é uma iniciativa popular para impedir a corrupção na política

Rollemberg defende PEC que facilita lei de iniciativa popular

Aberta discussão de PEC que facilita propostas de iniciativa popular

Proposta facilita apresentação de projetos de iniciativa popular

CCJ analisa PEC que facilita apresentação de projetos de iniciativa popular