Diretora destaca responsabilidade social da Biblioteca do Senado



Mais do que apenas coletar informações, o trabalho de pesquisa da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado, tem repercussões éticas e morais. A equipe da Biblioteca do Senado fornece informações para parlamentares, consultores e assessores e esses dados servem como base para elaboração de leis que muitas vezes alteram o destino do país. Essas observações foram feitas nesta quarta-feira (28) pela diretora da Subsecretaria de Pesquisa e Recuperação de Informações da Biblioteca do Senado Federal, Helena Celeste Vieira, durante o II Seminário Internacional de Assessoramento Institucional no Poder Legislativo.

- Temos responsabilidade social, cívica, política, moral em todo processo que atendemos. Fornecemos informações que vão subsidiar as decisões sobre leis que podem virar emendas constitucionais. As informações que reunimos podem modificar a opinião de um parlamentar e trazer mudanças para a saúde, educação ou outros setores da sociedade - disse.

A diretora participou da mesa-redonda "O papel da informação e da biblioteca no assessoramento legislativo", parte do programa do seminário que segue até esta sexta-feira (30). Helena Vieira, em sua apresentação, explicou qual é o papel da biblioteca no assessoramento legislativo e destacou a importância desse órgão na confecção das leis.

De acordo com a diretora, a biblioteca subsidia com informações os trabalhos legislativos e tem como principal público os senadores, consultores, assessores e servidores que trabalham com processo legislativo. Os trabalhos de pesquisa, disse ainda durante o seminário, servem como base para a elaboração de propostas, de discursos e são também usados pelas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) ou outras comissões da Casa. Muitas vezes, segundo Helena Vieira, as pesquisas realizadas pela biblioteca são usadas para ajudar parlamentares a se posicionarem em questões polêmicas, como o desarmamento ou a redução da maioridade penal.

Helena Vieira destacou que, em 2006, a Biblioteca Luiz Viana Filho realizou 5.701 pesquisas a pedido de parlamentares e 10.265 para atender a consultores. As pesquisas são feitas de acordo com parâmetros, como o tipo de informação necessária - histórica, científica, contemporânea - e a urgência específica de cada requisição.

Biblioteca Digital

O analista de informática do Prodasen Constantin Metaxa Kladis apresentou no seminário o projeto da Biblioteca Digital do Senado Federal. Kladis destacou que o objetivo da Biblioteca Digital é tornar as informações acessíveis a todos, mediante a digitalização de documentos e publicações que passarão a ser disponibilizados na Internet.

A Biblioteca Digital está em fase de implantação e deverá estar disponível na web a partir de abril. A proposta, de acordo com explicações de Kladis, é também tornar disponível um maior conteúdo em português. Dessa forma, avaliaram os palestrantes, será possível aproximar não apenas os legislativos estaduais e municipais, mas também outros países de língua portuguesa.

Também participaram da mesa-redonda a diretora da Central de Atendimento do Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados, Cristiane Jardim, e a bibliotecária da Câmara Legislativa do Distrito Federal Marisa Perrone. O debate foi coordenado pela diretora da Subsecretaria de Processamento Técnico da Biblioteca do Senado Federal, Stelina Maria Pinha.

28/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma destaca importância da responsabilidade social nas empresas

Suplicy destaca senso de responsabilidade social de Jorge Amado

Tuma ressalta papel social da Biblioteca do Senado

Responsabilidade social é tema de programa na TV Senado

Senado aprova em primeiro turno PEC da Responsabilidade Social

Senado realiza campanha de responsabilidade social "Semana da Criança"