Suplicy destaca senso de responsabilidade social de Jorge Amado



"É de homens assim que se constrói uma nação viva, justa, poderosa e feliz", afirmou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), referindo-se ao escritor baiano Jorge Amado, homenageado na tarde desta terça-feira (dia 7) no Plenário do Senado. Suplicy destacou o senso de responsabilidade que Jorge Amado sempre demonstrou quanto à importância social do escritor no processo de construção de uma cultura nacional.

Para Suplicy, o povo brasileiro ganhou rosto mais nítido e completo - e mais brasileiro - ao se ver espelhado na profunda compreensão de Jorge Amado em relação aos homens e mulheres observados por ele, nas palavras sedutoras do escritor, na intimidade que tinha com o povo e nas cenas recolhidas nos becos das cidades, nos campos de cacau, nas areias das dunas e nas alcovas dos sobrados.

- Sua participação na construção de nossa alma nos deixa uma herança que se tornará cada vez mais imprescindível neste mundo em que tantas identidades têm sido esmagadas em nome de uma hegemonia cultural entrelaçada a interesses econômicos cegos e devastadores - disse Suplicy.

07/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita Júnior destaca senso de justiça social de Tebet

Diretora destaca responsabilidade social da Biblioteca do Senado

Tuma destaca importância da responsabilidade social nas empresas

CASSAÇÃO: RESPONSABILIDADE, TRISTEZA E SENSO DO DEVER CUMPRIDO

Prosseguem homenagens a Jorge Amado

Brasil homenageia centenário de Jorge Amado