Diretores firmam acordo permanente de cooperação entre Parlamentos brasileiro e europeu




Os diretores-gerais do Parlamento Europeu, da Câmara e do Senado, no encontro desta sexta

O diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, e representantes do Parlamento Europeu assinaram nesta sexta-feira (21) memorando de entendimentos de cooperação técnica entre os dois órgãos. A assinatura do documento foi o último evento da visita técnica do Parlamento Europeu à Casa, que teve início na terça-feira (18).

- A ideia é garantir a continuidade do que foi plantado durante a visita técnica - explicou Sampaio.

O diretor-geral do Senado, Helder Rebouças, também assinou o memorando, para que o Senado participe das próximas etapas da cooperação.

Pelo memorando, as partes continuarão a colaborar para o intercâmbio de informações, a fim de promover o aprendizado mútuo de suas atividades, incluindo o processo e o assessoramento legislativo, trabalhos de pesquisa e práticas parlamentares. A ideia é que ocorra o intercâmbio em nível administrativo e que seja desenvolvido, ainda, programas regulares de intercâmbio de recursos humanos.

“São questões técnicas, de metodologia de trabalho, que uma Casa aprende com a outra. Queremos saber, por exemplo, como o Parlamento Europeu está captando o sentimento da sociedade, por meio da democracia eletrônica; e como eles lidam com a disponibilização imediata para o público de informações e dos registros dos trabalhos, lembrando que lidam com 24 idiomas - completou.

O diretor-geral acrescentou que o Legislativo brasileiro também já tem um bom trabalho na área de acesso a informações, que pode ser compartilhado. Ele mencionou que, em menos de uma hora, a Câmara já disponibiliza tudo que é dito no Plenário.

O Parlamento Europeu olha com muito interesse o Parlamento brasileiro, por ter interesses e desafios em comum, ressaltou o diretor-geral para Políticas Internas do Parlamento Europeu, Riccardo Ribera d’Alcalá. Segundo ele, ambos os parlamentos têm escala continental e tratam de assuntos comuns, como meio ambiente, estímulo à indústria, luta contra a pobreza e economia sustentável.

Com informações da Agência Câmara



21/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


MTE e Confea firmam acordo de cooperação técnica

Agência Espacial Brasileira e UnB firmam acordo de cooperação

Brasil e Holanda firmam acordo de cooperação para pesquisa

Tecnologia: São Paulo e Coréia firmam acordo de cooperação tecnológica

Ipea e Secretaria de Relações Institucionais firmam acordo de cooperação técnica

BNDES e Japan Bank firmam acordo para ampliar cooperação financeira