Diretoria-Geral divulga balanço sobre atividades no primeiro semestre de 2011



A Diretoria-Geral do Senado apresentou, nesta quinta-feira (8), um balanço das atividades administrativas da Casa no primeiro semestre de 2011. Os números da publicação mostram o esforço da direção para reduzir custos e aumentar a transparência e a racionalização dos trabalhos.

Entre as ações implementadas, estão melhorias na gestão de compras e de contratações e a adoção de medidas de contenção de gastos, como o fim do pagamento de horas extras a funcionários que exercem funções de direção e a extinção das contratações emergenciais.

Além disso, com o aperfeiçoamento das regras referentes ao serviço extraordinário e ao banco de horas e com a adoção do sistema de ponto biométrico para todos os servidores, houve redução de aproximadamente 90% nas horas extras autorizadas, de janeiro a junho de 2011, comparando-se ao período equivalente do ano passado.

A Diretoria-Geral informou ainda que o Senado devolveu à União 15 apartamentos funcionais localizados em Brasília.

Informática

O Senado está providenciando a implantação da Gestão Informatizada de Documentos Arquivísticos, que possibilitará a padronização e centralização do controle dos documentos produzidos e recebidos pela Casa. A redução no consumo de papel é um dos benefícios diretos da iniciativa, que facilitará também o rastreamento de conteúdos e proporcionará agilidade nos trabalhos.

Ainda na área de informática, destaque para a instalação de novas estações de trabalho (2.048 microcomputadores). Essa medida, segundo a Secretaria Especial de Informática (Prodasen), diminuirá a incidência de defeitos, aumentará a capacidade de processamento e reduzirá o consumo de energia elétrica.

Veja alguns dos principais números relativos ao Senado no primeiro semestre de 2011:

- 10 mil trabalhadores, entre servidores efetivos, comissionados, terceirizados e estagiários

- 140 mil livros impressos;

- 3,5 milhões de documentos de acervo bibliográfico;

- 82,2 mil alunos matriculados no ensino à distância do Instituto Legislativo Brasileiro;

- 30, 3 mil pesquisas bibliográficas e consultas ao acervo da Biblioteca;

- 5,6 mil atendimentos mensais, em média, pelo Prodasen;

- 98,22% índice de solução de problemas relativos à informática em março de 2011.

08/09/2011

Agência Senado


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