Distrito Federal e 11 estados incentivam inclusão de CPF em notas fiscais
Na avaliação dos governos que implementaram este tipo de programa, os ganhos compensam os custos com os benefícios pagos aos contribuintes
De acordo com levantamento realizado pela Agência Brasil, o Distrito Federal e pelo menos 11 estados adotam programas que incentivam os compradores a pedir a inclusão do número do CPF nas notas fiscais. Dessa forma, o governo aumenta as receitas e combate a sonegação fiscal.
Na avaliação dos governos que implementaram esses programas, os ganhos compensam os custos com os benefícios pagos aos contribuintes. À medida que mais compradores pedem a nota fiscal, o comerciante é obrigado a registrar a venda da mercadoria e evita a sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Além disso, o consumidor passa a fiscalizar o comércio ao denunciar casos em que os valores creditados ou a pontuação concedida divergem em relação à nota.
Benefícios
Os benefícios para os consumidores variam conforme a unidade da Federação. Alguns governos estaduais restituem parte do ICMS em dinheiro. Outros oferecem desconto no pagamento de impostos como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Alguns estados ainda sorteiam prêmios em dinheiro e distribuem brindes como ingressos para shows e jogos de futebol.
- Sancionada lei que obriga detalhamento de impostos em notas fiscais
- Cresce número de pedidos de certificação digital no Brasil
- Nada consta passa a ser emitido gratuitamente via internet no Distrito Federal
14/01/2013 15:58
Artigos Relacionados
Regiões Sul, Sudeste e Distrito Federal terão inclusão produtiva rural
Senado aprova a inclusão de novos municípios de Minas na região do Entorno do Distrito Federal
BB lança concurso em oito estados e no Distrito Federal
Distrito Federal e 18 estados realizam serviços de assistência social
Conferências de Cultura em mais sete estados e Distrito Federal
Inmet alerta para baixa umidade em 11 estados e no Distrito Federal