Distrito Federal e 18 estados realizam serviços de assistência social



Estudo realizado, em 2012, pelo IBGE revela que todas as 27 unidades da Federação possuem órgão para tratar de política de assistência social

 

De acordo com os resultados do primeiro levantamento da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) de 2012, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os oito estados que não ofertavam nenhum tipo de serviço na área de políticas de assistência social eram Tocantins, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Mato Grosso. A pesquisa serve de subsídio para a elaboração de políticas públicas sobre o tema.

Todos os estados declararam acompanhar as gestões municipais de assistência social e dez estados cofinanciavam os serviços socioassistenciais com os municípios. Apenas o Acre declarou não ter Plano Estadual de Assistência Social; 11 estados e o Distrito Federal tinham Planos em funcionamento e 15 unidades da Federação estavam elaborando.

O estudo traz informações sobre as gestões estaduais a partir da coleta de dados sobre vários temas, como recursos humanos, conselhos e fundos estaduais, política de gênero, direitos humanos, segurança alimentar e nutricional e inclusão produtiva. A base da pesquisa está nos registros e informações fornecidos pelos gestores estaduais de todos os estados da Federação e do Distrito Federal.