Senado aprova a inclusão de novos municípios de Minas na região do Entorno do Distrito Federal



O Plenário do Senado aprovou projeto que inclui 20 novos municípios de Minas Gerais na Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride). Com isso, exatamente 41 municípios de Minas e de Goiás poderão receber verbas federais para projetos que buscam o desenvolvimento da região de Brasília. O projeto, depois de receber redação final no Senado, será encaminhado à apreciação da Câmara.

A proposta original foi apresentada pela ex-senadora Júnia Marise e previa a inclusão de 11 municípios mineiros. O relator Romeu Tuma (PFL-SP) acrescentou três cidades e ainda aceitou uma emenda do senador Francelino Pereira (PFL-MG) anexando outros seis municípios do noroeste mineiro.

Oito senadores defenderam o projeto em Plenário e apenas o líder do governo no Senado, Artur da Távola (PSDB-RJ), manifestou a opinião do Executivo contra a mudança, sob o argumento de que o aumento de municípios "irá pulverizar o pouco dinheiro que existe para desenvolver o Distrito Federal e o seu entorno". Para ele, alguns dos novos municípios não são influenciados diretamente por Brasília.

O senador José Alencar (PL-MG) discordou, afirmando que quase toda a produção dos novos municípios é dirigida ao Distrito Federal. "Eles são os verdadeiros celeiros do Distrito Federal", observou. Defenderam o projeto os senadores Francelino Pereira, Arlindo Porto (PTB-MG), Sebastião Rocha (PDT-AP), Emilia Fernandes (PT-RS), Romeu Tuma, Lauro Campos (PDT-DF) e Lindberg Cury (PFL-DF). O projeto foi aprovado por 50 votos a favor e 5 contra, com 8 abstenções.

Com a mudança, a Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal será constituída pelo DF e pelos municípios de Arinos, Bonfinópolis de Minas, Brasilândia de Minas, Buritis, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Formoso, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Pintópolis, Presidente Olegário, Riachinho, São Gonçalo do Abaeté, Unaí, Uruana de Minas, Urucuia, Varjão de Minas e Vazante, no Estado de Minas. Os municípios de Goiás, para os quais não houve mudanças, são Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa.

27/02/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada inclusão de cinco municípios na Região de Desenvolvimento do DF e Entorno

CCJ ACEITA INCLUSÃO DE NOVOS MUNICÍPIOS MINEIROS NA REGIÃO ADMINISTRATIVA DO DF

Projeto cria Fundo do Entorno do Distrito Federal

CDR debate segurança pública do Distrito Federal e Entorno

Distrito Federal e Entorno terão postos de recolhimento de armas 24h

Força Nacional vai atuar em 20 cidades no Entorno do Distrito Federal