Divulgação prévia não impedirá registro de patentes



Já está pronto para entrar na pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) projeto de lei de autoria do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT), que permite ao inventor solicitar ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o registro da sua invenção mesmo que tenha divulgado anteriormente a novidade. A lei atual exige que o inventor comprove, junto ao INPI, que não ocorreu nenhum tipo de divulgação da invenção.

O projeto, entretanto, restringe a divulgação prévia do invento a três condições: demonstração da invenção para terceiros, comunicação da invenção a entidades científicas e exibição da novidade em exposições oficiais ou oficialmente reconhecidas. À exceção dessas três hipóteses, qualquer divulgação impede a solicitação do registro de patente.

O objetivo do projeto, segundo o senador, é tornar mais simples a legislação, evitando-se possíveis interpretações regulamentares que possam prejudicar o direito dos autores das invenções. O relator da matéria na comissão, senador Jefferson Peres (PDT-AM), é favorável à aprovação do projeto.



03/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa analisa registro de patentes sobre câncer

Parceria facilitará registro de marcas e patentes de pequenas e médias empresas

Inpi e Apex-Brasil vão estimular registro de patentes e marcas no exterior

Fapesp é sexta colocada em registro de patentes entre instituições brasileiras

CCJ rejeita divulgação prévia de doadores de campanhas eleitorais

Paim lamenta empecilhos para registro de patentes pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia