Paim lamenta empecilhos para registro de patentes pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia



Ao falar em defesa da conservação do Meio Ambiente, o senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou que o Centro de Biotecnologia da Amazônia não possa registrar cinco patentes de produtos nele criados, circunstância decorrente, conforme afirmou, de uma indecisão administrativa. Como o governo não decide se a instituição será uma fundação, uma autarquia ou um simples departamento ministerial, continua a não existir juridicamente, não podendo, portanto, registrar invenções nas áreas de cosméticos, refrigerantes e reativos químicos.

Em seguida, Paim comentou a realização em Porto Alegre, no dia 19 de março, da última etapa do 2º Fórum-Feira de Inovações Rede Sociedade Solidária, promovido pela Legião da Boa Vontade (LBV). O evento é o último de uma série realizada em várias cidades brasileiras, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), para discutir com a sociedade civil o tema "Desenvolvimento Sustentável". O parlamentar lembrou que a LBV participou da conferência da ONU sobre o tema "Mudança climática - como isto impacta a todos nós", realizada em setembro de 2007, e destacou o "incansável engajamento" da entidade em prol do meio ambiente.

Paim trouxe ao Plenário outras iniciativas em prol da conservação ambiental, como o programa Cidades e Soluções, da emissora de TV a cabo Globonews - o primeiro da TV brasileira a anular, com ações de conservação, as emissões de carbono gastas em sua produção -, e a atuação do Instituto Sadia - vinculado a essa empresa alimentícia, dedicada a programas de conservação desde 2004.

O senador ainda citou projeto de lei de sua autoria que trata da coleta e destinação de lixo tecnológico. Lembrou que apenas 5% das mais de 100 mil toneladas de lixo produzidas diariamente no Brasil são recicladas, índice que chega a 40% nos Estados Unidos e na Europa.

Em aparte, o senador Mão Santa (PMDB-PI) disse que Paim já tinha se igualado ao ativista americano Martin Luther King na luta pelos direitos humanos e, com o discurso desta segunda-feira (10), se igualava ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore na defesa da conservação ambiental.



10/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Papaléo pede modelo de gestão para Centro de Biotecnologia da Amazônia

Mozarildo destaca inauguração do Centro de Biotecnologia da Amazônia

Romero Jucá registra inauguração do Centro de Biotecnologia da Amazônia

Centro binacional lança editais em biotecnologia para Brasil e Argentina

Divulgação prévia não impedirá registro de patentes

Pesquisa analisa registro de patentes sobre câncer