DJALMA BESSA APELA AO GOVERNO POR HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO



Em apelo dirigido ao governo federal, o senador Djalma Bessa (PFL-BA) pediu o cumprimento do compromisso de viabilizar a Hidrovia do São Francisco dentro do programa Avança Brasil. Segundo cálculos do Ministério dos Transportes, a desobstrução, derrocamento e sinalização dos dois estirões navegáveis do rio São Francisco, num total de 1.800 quilômetros, exigirão investimentos da ordem de R$ 22,28 milhões, num prazo de 48 meses.O senador considerou auspiciosa a postura do presidente da República, manifesta em entrevista ao jornal Valor, de reconhecer que as vias de comunicação são essenciais, tanto que afirmou-se disposto, no âmbito da América do Sul, a promover a integração subcontinental através de ligação física intermodal. Para Djalma Bessa, Fernando Henrique Cardoso sabe que tal postura pressupõe a prévia criação de infra-estrutura de transportes dentro do Brasil.O total de R$ 22,28 milhões de investimentos para viabilizar a hidrovia representa "uma fração da economia proporcionada em apenas um ano de sua utilização plena", argumentou o senador. Estudos técnicos encomendados pelo governo da Bahia à Companha Energética de São Paulo (Cesp) no segundo semestre de 1998, em poder do Ministério dos Transportes, dão conta que os fretes médios do oeste baiano até Salvador seriam os seguintes: transporte unicamente rodoviário, R$ 45 por tonelada; bimodal rodoviário-ferroviário, R$ 44 por tonelada; e multimodal fluvial-rodoviário-ferroviário, R$ 34 por tonelada, informou o senador.Com potencial de transporte da ordem de 5,2 milhões de toneladas por ano, em 2005, a Hidrovia do São Francisco proporcionaria uma economia de cerca de R$ 57 milhões anuais, com reflexos diretos no custo final, observou Djalma Bessa.

05/06/2000

Agência Senado


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