DJALMA BESSA HOMENAGEIA OS 80 ANOS DE JOÃO PAULO II
Conforme destacou, a condição de "figura mais carismática e emblemática da história recente do catolicismo" rendeu a João Paulo II os cumprimentos de líderes das mais diversas correntes políticas e religiosas mundiais, como Yasser Arafat, Fidel Castro e Bill Clinton. Na opinião de Bessa, essas homenagens revelam o reconhecimento dos esforços do pontífice em não se omitir frente às grandes questões políticas internacionais e em sempre buscar o diálogo fraternal entre as religiões.
Embora João Paulo II seja considerado por muitos conservador em questões doutrinárias e morais, Djalma Bessa observa que essa conduta pode significar um contraponto a uma tendência da sociedade moderna de buscar "o bem-estar individual, a riqueza e o prazer a qualquer custo".
- João Paulo II tem sido ortodoxo na obediência aos dogmas da Igreja, demonstrando convicção e firmeza na manutenção do celibato dos padres, na condenação do aborto e na reprovação do adultério - observou.
Ao relembrar a trajetória do sumo pontífice na Igreja Católica, sem deixar de mencionar o atentado terrorista sofrido em 1981, o parlamentar pefelista exaltou a "confiança e a obstinação inquebrantáveis" marcantes em sua personalidade. E invocou as palavras do próprio João Paulo II para explicar a persistência de sua luta nesses 80 anos de vida: "Deus não nos pede nunca nada além das nossas forças. Ele mesmo nos dá a força para cumprir o que espera de nós".
01/06/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
DJALMA BESSA HOMENAGEIA SÉRGIO MOTTA E LUÍS EDUARDO
DJALMA BESSA SAÚDA OS VEREADORES NO SEU DIA
DJALMA BESSA FALA NA TV SOBRE CPI DO JUDICIÁRIO
DJALMA BESSA ELOGIA CONGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO
DJALMA BESSA APELA AO GOVERNO POR HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO
DJALMA BESSA ATRIBUI À GLOBALIZAÇÃO PROTESTOS DO DIA DO TRABALHO