DJALMA BESSA ATRIBUI À GLOBALIZAÇÃO PROTESTOS DO DIA DO TRABALHO



Ao afirmar que a passagem do Dia do Trabalho serviu mais a protestos que a celebrações, o senador Djalma Bessa (PFL-BA) atribuiu o fenônomeno aos efeitos da globalização sobre o trabalho e a renda de vários países. "As políticas de globalização privilegiam a competitividade, com graves conseqüências no âmbito social, e tecnologias avançadas como a informática e robótica eliminam empregos", disse o senador.
No Brasil, o fato de não terem sido registrados conflitos generalizados ou incidentes de grandes proporções não significaria, na opinião do senador, que os trabalhadores estão satisfeitos com seu padrão de vida ou com os rumos da política econômica. Houve um aumento do desemprego e da concentração de renda, aprofundando as desigualdades entre países e dentro de cada um deles, constatou Bessa.
O senador está preocupado com as estatísticas nacionais de desemprego aberto, com o achatamento salarial e a situação de informalidade em que sobrevivem largas parcelas da população brasileira. Ele acha que esse quadro geral é um desafio aos governantes, aos empresários e aos trabalhadores para que se retome o crescimento econômico em bases sólidas.

05/05/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


DJALMA BESSA SAÚDA OS VEREADORES NO SEU DIA

DJALMA BESSA FALA NA TV SOBRE CPI DO JUDICIÁRIO

DJALMA BESSA ELOGIA CONGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

DJALMA BESSA APELA AO GOVERNO POR HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO

DESMATAMENTO É TEMA DE ENTREVISTA DE DJALMA BESSA À TV SENADO

DJALMA BESSA HOMENAGEIA OS 80 ANOS DE JOÃO PAULO II