DJALMA BESSA: SERVIÇO CIVIL GERA EMPREGOS E OCUPA OS JOVENS



"A proposição disciplina a relação jurídica entre as Forças Armadas e o cidadão", disse hoje (dia 26) o senador Djalma Bessa (PFL-BA), ao referir-se à proposta de emenda constitucional apresentada pelo presidente da Casa, Antonio Carlos Magalhães, para criar o serviço civil obrigatório. Em sua opinião, a iniciativa vai gerar empregos e ocupar os jovens.

Conforme Djalma Bessa, hoje a relação jurídica entre as Forças Armadas e o cidadão está desajustada porque, por razões religiosas, filosóficas ou políticas, muitos se recusam a prestar serviço militar, alegando imperativos de consciência. Em sua análise, a proposta do serviço civil obrigatório vem exatamente oferecer a solução para um sistema que precisa modernizar-se.

Ele explicou que o recrutamento para o serviço civil será amplo, atendendo, convenientemente, a várias atividades humanas, como religião, educação, saúde, segurança, meio ambiente, cultura, justiça, informática e assistência social. Lembrou também que, pelo projeto, o trabalho será remunerado e não gratuito.

Segundo Djalma Bessa, essa proposta de emenda constitucional ajusta-se à missão das Forças Armadas, que não é de guerra, agressão ou hostilidade, mas exclusivamente de defesa da paz, da segurança, da garantia dos poderes constitucionais, da lei e da ordem.

- A adoção do serviço civil é do maior acerto, considerando-se ainda que há fundadas razões para se crer que o Brasil vive bem com o seu povo e vive bem com os países limítrofes. Portanto, está em paz interna e externamente, não se vislumbrando qualquer situação inamistosa.



26/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


DJALMA BESSA SAÚDA OS VEREADORES NO SEU DIA

DJALMA BESSA FALA NA TV SOBRE CPI DO JUDICIÁRIO

DJALMA BESSA ELOGIA CONGRESSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO

DJALMA BESSA APELA AO GOVERNO POR HIDROVIA DO SÃO FRANCISCO

DJALMA BESSA ATRIBUI À GLOBALIZAÇÃO PROTESTOS DO DIA DO TRABALHO

DESMATAMENTO É TEMA DE ENTREVISTA DE DJALMA BESSA À TV SENADO