Dnocs implementará a Lei de Acesso à Informação Pública



O Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) vai implementar a Lei do Acesso à Informação Pública, cujo trabalho é coordenado pela Casa Civil da Presidência da República e pela Controladoria Geral da União.

A Lei nº 12.527/2011 entrará em vigor no dia 16 de maio de 2012 e atende a uma premissa de que “todas as informações produzidas ou custodiadas pelo poder público e não classificadas como sigilosas são públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos”. O Brasil segue uma tendência internacional. Cerca de 90 países já possuem leis que regulamentam o direito de acesso à informação, entre os quais, os Estados Unidos, México, Inglaterra, Índia, Chile e Uruguai.

É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação e ela deve ser franqueada de forma ágil, transparente, clara e de fácil compreensão. Nela estão incluídas novas regras para a classificação de documentos, paralelamente a uma divulgação proativa de informações, com a disponibilização na internet. Será criado o Serviço de Informações do Cidadão (SIC), para atendimento a requisições.

Uma das principais providências será divulgar na internet as informações básicas sobre o órgão, os setores de atuação e os principais programas, ações e projetos. O cumprimento da lei atingirá todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta e entidades privadas sem fins lucrativos que recebam recursos públicos.

Servidores serão treinados para atuarem no atendimento aos cidadãos e encaminhamento dos requerimentos, bem como, pelo recebimento, processamento, gerenciamento e envio da resposta aos pedidos de acesso à informação e pela orientação dos cidadãos.

 

Fonte:
Dnocs

 



16/02/2012 16:20


Artigos Relacionados


Comissão Diretora do Senado publica ato em cumprimento à Lei de Acesso à Informação

Controladoria-Geral da União participa de Seminário Internacional de Acesso à Informação Pública

Aprovação da Lei de Acesso à Informação é o que falta para Brasil ser modelo de transparência pública, diz Hage

Audiência pública discute os cem anos do Dnocs

Dnocs publica decretos de desapropriação para implantação de barragens no RN

Lei de Acesso à Informação completa um ano