Documento destaca os resultados de exploração de combustíveis no Pré-sal
Já está disponível no site da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2012. O Anuário traz como destaque o início da produção de petróleo e gás no pré-sal. Em 2011, foram produzidos 71 mil barris/dia de petróleo, o equivalente a 3,4% da produção nacional, que foi de 2,1 milhões de barris/dia. Esse resultado situou o Brasil na 13ª colocação no ranking mundial de produtores.
As reservas brasileiras de petróleo registraram aumento de 5,6%, para 15 bilhões de barris, o que colocou o País na 14ª posição mundial. Já as reservas de gás natural cresceram 8,6%, para 459,4 bilhões m³, fato que levou o Brasil à 31ª colocação no ranking das maiores reservas.
A produção de biodiesel no Brasil aumentou 11,5%, enquanto a capacidade da indústria registrou expansão de 16%. Manteve-se a predominância do óleo de soja como matéria prima para o biodiesel. Aproximadamente 2,7 milhões de metros cúbicos do produto foram comercializados em quatro leilões realizados pela ANP em 2011.
Nesta edição, o Anuário apresenta uma nova seção: a série histórica dos resultados do Programa de Monitoramento da Qualidade do Combustível (PMQC), que verifica a qualidade dos principais combustíveis líquidos comercializados no Brasil. Este instrumento permite que a ANP identifique os focos de venda de produtos não conformes com as especificações técnicas e ofereça as bases para o planejamento das ações de fiscalização do abastecimento.
Leia mais:
Metade dos investimentos da Petrobras até 2016 será para o pré-sal
Campanha da ANP capacita jovens para o setor de óleo e gás
Produção de gás natural atingiu 65 milhões de metros cúbicos/dia
Modelo de leilões para aquisição de biodiesel muda para evitar combinação de preços
Petrobras confirma grande reserva de petróleo no pré-sal da Bacia de Campos
Fonte:
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
31/07/2012 18:46
Artigos Relacionados
Brasil acredita em bons resultados na 3ª rodada de negociações de documento da Rio+20
Patrícia Saboya recebe documento contra exploração sexual
Rede BR de combustíveis fará campanha contra exploração sexual em todo o País
CPI da Exploração Sexual avalia resultados de viagens a São Luís e Porto Ferreira
SUPLICY DESTACA DOCUMENTO DAS LIDERANÇAS PETISTAS
EMÍLIA FERNANDES DESTACA DOCUMENTO DOS TRABALHADORES