SUPLICY DESTACA DOCUMENTO DAS LIDERANÇAS PETISTAS



O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) destacou hoje (dia 4) documento em que o Partido dos Trabalhadores, em vista da crise provocada pela queda nas bolsas de valores, propõe medidas emergenciais de defesa da produção, do emprego e da renda. O documento, divulgado sob o título "Em Defesa do Brasil", foi assinado pelos líderes do PT no Senado e na Câmara, respectivamente senador José Eduardo Dutra (SE) e deputado José Machado, e pelo presidente do partido, José Dirceu.

Suplicy destacou que o PT sugere a definição de uma política nacional que ampare a renegociação das dívidas contraídas, protegendo em especial os pequenos devedores, micro e pequenas empresas e consumidores de baixa renda, para que o país não se veja envolvido num crescimento explosivo da inadimplência. Sugere, ainda, que seja revista a política de abertura comercial generalizada, com a adoção de uma prática de comércio exterior que proteja setores estratégicos da indústria e agricultura.

Segundo o senador, o Partido dos Trabalhadores assinala ser preciso reorientar os financiamentos do BNDES, ampliar a cobertura do seguro desemprego, acelerar a reforma agrária e o fortalecimento da agricultura familiar; e rever a política de âncora cambial, recuperando o potencial exportador do país.

Eduardo Suplicy disse que o partido defende ainda uma efetiva reforma tributária "que simplifique a estrutura de tributos, estimule as exportações e investimentos produtivos"; a adoção do imposto sobre as grandes fortunas e heranças; e a implementação do ITR. Além disso, o PT sugere a suspensão dos processos de privatização, considerando que as empresas estariam expostas, agora,a uma desvalorização patrimonial.

Conforme Suplicy, as lideranças do PT advertem sobre a necessidade de se fundamentar a estabilidade do real em novas bases, caminhando para a redução rápida das taxas de juros e protegendo da crise os setores produtivos, os pequenos produtores e os desempregados.

04/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy diz que houve cerceamento de defesa na prisão de petistas do mensalão

Suplicy explica em carta a ministro doações aos petistas condenados no escândalo do mensalão

Suplicy pede que petistas e sindicalistas deem boas vindas a Barack Obama

SUPLICY PEDE PROTEÇÃO PARA LIDERANÇAS INDÍGENAS EM PERNAMBUCO

Suplicy cobra realização de prévias partidárias abertas para escolha de candidatos petistas

Aníbal Diniz responde críticas e destaca avanços em gestões petistas