CPI da Exploração Sexual avalia resultados de viagens a São Luís e Porto Ferreira



A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o país realiza na quarta-feira (10), às 10h, uma reunião administrativa para definir seu calendário e avaliar os resultados das diligências realizadas nas cidades de São Luís (MA) e Porto Ferreira (SP).

Segundo a relatora da CPI, a deputada federal Maria do Rosário (PT-SP), no caso da cidade de Porto Ferreira, em que políticos e empresários abusavam de meninas e adolescentes, a CPI deve pedir a quebra do sigilo bancário, fiscal e telefônico do suplente de vereador Valter Mafra, principal responsável pelo aliciamento de crianças.

Nesta semana, a CPI tomou depoimentos na Assembléia Legislativa de São Luís (MA) e ouviu acusações de abusos sexuais contra adolescentes, supostamente cometidos pelo deputado estadual Camilo Figueiredo (PFL) e pelo vereador Sebastião do Coroado (PFL), de São Luís. Sebastião já depôs à comissão e, segundo parlamentares que a integram, teria se contradito várias vezes. Figueiredo foi convocado e deve ser ouvido pela CPI em Brasília (DF).

A CPI, que é presidida pela senadora Patrícia Saboya (PPS-CE), ouviu também os depoimentos de dezenas de pais e mães dos 21 meninos emasculados e assassinados no Maranhão, em rituais satânicos. Em depoimentos emocionados, os pais das crianças acusaram a polícia do estado de inoperância e pediram que os crimes, cometidos há mais de 12 anos, sejam investigados e punidos.

Maria do Rosário, relatora da CPI, afirmou que a comissão fará pressão junto ao governo federal e ao governo do estado para que sejam elucidados esses crimes, que podem estar ligados a casos semelhantes ocorridos na cidade de Altamira (PA). Ao contrário do que houve no Pará, onde os acusados estão indo a julgamento, no Maranhão até agora não há qualquer indício que conduza aos culpados.



05/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPI da Exploração Sexual faz diligência em Porto Ferreira

CPI contra a exploração sexual infantil acompanha caso de Porto Ferreira

CPI da Exploração Sexual ouve 18 pessoas em Porto Alegre

Porto Ferreira é o 25º Pólo Regional de Moda do Estado

Patrícia Saboya informa que CPI vai acompanhar caso de Porto Ferreira

Parlamentares do Piauí querem o Porto de Luis Correia no PAC