Dornelles apoia prorrogação da redução do IPI



"Caso não tivesse ocorrido a redução da carga tributária, a desaceleração da economia teria sido maior, com efeitos extremamente negativos na geração de emprego e renda e, consequentemente, com maior queda da arrecadação". A análise foi feita pelo senador Francisco Dornelles (PP-RJ), que aplaudiu o anúncio feito pelo governo de prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o setor automobilístico, para a linha branca de eletrodomésticos e para material de construção.

O setor de máquinas e equipamentos também receberá benefícios tributários e os interessados em comprarem caminhões terão empréstimos a taxas mais baixas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outras medidas adotadas pelo governo federal. O senador pelo Rio de Janeiro disse que, diferente do que apontam alguns analistas, a queda na arrecadação registrada pela Secretaria da Receita Federal não foi motivada pela desoneração tributária.

- A redução ou isenção das alíquotas do IPI diminuíram a arrecadação desse imposto, mas foram responsáveis pela manutenção da atividade econômica e, consequentemente, pela arrecadação de outros impostos e contribuições, o que não teria ocorrido caso os setores beneficiados estivessem em recessão - afirmou Francisco Dornelles.

Na avaliação de Francisco Dornelles, a perda de arrecadação teria sido bem maior caso as alíquotas de IPI não fossem reduzidas e a economia tivesse entrado em regime maior de recessão. A principal preocupação do governo no momento, segundo Dornelles, deve ser com a manutenção do nível da atividade econômica e com a geração de renda e emprego.



29/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dornelles diz que prorrogação do Reporto é sinal importante para recuperação dos portos

Dornelles critica alta carga tributária do Brasil, mas aponta acertos na prorrogação da CPMF

Dornelles critica alta carga tributária do Brasil, mas aponta acertos na prorrogação da CPMF

Ana Amélia apoia prorrogação da CPI da Violência contra a Mulher

Dornelles apoia política de desoneração fiscal do governo

Sarney apóia idéias de Dornelles sobre poupança